Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Paciente é achado vivo em saco para cadáver na BA

Homem havia sido declarado morto

DE FORTALEZA

Após ser declarado morto, um paciente foi encontrado vivo no domingo (24) dentro de um saco para cadáveres em um hospital estadual de Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador.

Valdelúcio Gonçalves, 54, tem câncer de língua, que impede a fala e o obriga a se alimentar por meio de sonda.

Na manhã de sábado, foi internado na UTI do Hospital Geral Menandro de Farias após sentir falta de ar. Às 23h07, a equipe médica o declarou morto. No atestado de óbito, constava insuficiência respiratória e falência múltipla dos órgãos como causas.

Duas horas depois, um de seus irmãos foi autorizado a ir até a sala onde estava o corpo e percebeu que ele se mexia dentro do saco.

"Já tinham até colocado algodão em seus ouvidos e nariz. Mas ele estava se mexendo dentro do saco com bastante intensidade", diz Aurea Gonçalves, 76, tia do paciente.

"O hospital fez todos os exames possíveis e ele estava morto. Cheguei a ver o corpo dele lá estático. De uma hora para outra, ressuscitou."

Valdelúcio recebeu alta da UTI nesta segunda (25) e foi levado ao Hospital Irmã Dulce, em Salvador. Seu estado é delicado e ele é considerado um paciente em fase terminal.

Em nota, a Secretaria Estadual da Saúde diz que vai abrir uma sindicância para "esclarecer o ocorrido".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página