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Perguntas e respostas
Como se chegou à meta de 400 km de ciclovia?
A prefeitura diz os 400 km são o mínimo para a criação de uma rede para bikes. O número faz parte da lei que estabeleceu o programa de metas da gestão Haddad (PT).
Quem faz os projetos das ciclovias em São Paulo?
São desenvolvidos pela CET e por escritórios de engenharia contratados pela prefeitura
Quais são os critérios para a escolha dos locais?
Segundo a CET, o objetivo é oferecer segurança e conforto ao ciclista. O padrão de ciclovia escolhido tem dois sentidos, fica à esquerda e não elimina faixa de tráfego
Experiências internacionais foram consideradas?
A prefeitura diz ter se baseado em planos cicloviários implantados em cidades como Amsterdã, Buenos Aires e Nova York, que foi visitada por uma comitiva mês passado
Na av. Paulista, por que o canteiro foi escolhido para receber ciclovias?
Para a prefeitura, o canteiro central não comportaria parada de ônibus sem que houvesse mudanças, como redução da calçada. Para especialistas, seria melhor por o corredor de ônibus à esquerda e implantar a ciclovia à direita
Quantos pessoas andam de bicicleta na cidade?
Segundo Pesquisa de Mobilidade do Metrô de 2012, 268 mil viagens são feitas em bikes por dia (0,6% do total). A conta só considera o modo principal de transporte. Quem vai ao metrô de bike, por exemplo, não é considerado
Por que as ciclovias estão vazias?
A prefeitura diz haver demanda represada, e que as ciclovias devem aumentar para pelo menos 5% o percentual de viagens feitas de bike
Qual será o impacto das ciclovias no trânsito?
A prefeitura diz que a diretriz é preservar faixas de tráfego. Cerca de 40 mil vagas de estacionamento na rua darão lugar às ciclovias na cidade
O projeto foi discutido nos bairros?
Moradores, taxistas e comerciantes dizem que não. Eles reclamam que, sem acesso à calçada, não conseguem fazer carga e descarga ou apanhar passageiros idosos. A prefeitura diz que o projeto foi apresentado publicamente, e que ajustes podem ser feitos se houver problemas
Qual o custo?
A gestão estima em R$ 200 mil por km. O projeto da Paulista, mais complexo, vai ter 3,8 km e custar R$ 15 milhões
Porque as ciclovias são pintadas de vermelho?
A cor é definida pelo Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito e a mais adotada internacionalmente. O vermelho já era usado pela CET nas gestões anteriores