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Outro lado

MEC diz que fiscalização provocou a queda

'Tão importante quanto expandir o número de matrículas é a qualidade dos cursos' afirma a pasta em nota

DE SÃO PAULO

O Ministério da Educação afirmou, em nota, que flutuações anuais, especificamente a de 2012 para 2013, "representam questões pontuais" e são "consequência de ações de regulação e supervisão" em cursos com deficiências.

A pasta afirmou que "tão importante quanto expandir o número de matrículas é a qualidade dos cursos. E o governo vem trabalhando nesse sentido em todas as áreas, em especial nos cursos de formação de professores".

Segundo o MEC, em 2013, quase 260 mil professores da educação básica cursavam o ensino superior.

O ministério considera que a migração de estudantes entre diferentes cursos é outra explicação para a variação na taxa de diplomas e tem ocorrido com maior frequência devido a programas federais.

A pasta cita o Sisu, que seleciona alunos por meio do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), o Prouni, que concede bolsas de estudo em instituições privadas, e o Fies, programa de financiamento.

O número de formandos em um determinado ano depende do número de ingressantes em um período anterior de quatro anos e meio a cinco anos, ressalta o MEC.

E esse número caiu de 2008 para 2009, passando de 2,6 milhões para 2 milhões.

Segundo a pasta, 97% da queda no número de alunos formados em 2013 está concentrada em 14 instituições, e a maioria delas "passou por supervisão que resultou em suspensão, redução de vagas ou descredenciamento".

A fiscalização teve maior impacto na área de educação, principalmente na modalidade à distância, disse a pasta.

ENGENHEIROS

A área de engenharia, produção e construção, que também enfrenta carência de profissionais foi na contramão da tendência observada na maioria dos cursos.

Com aumentos consecutivos no número de formandos desde 2009, chegou a 81 mil diplomas no ano passado --um aumento de 8,47% em relação ao ano anterior.

O valor, porém, representa menos de 10% do total dos estudantes que se formam no ensino superior.


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