Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Bichos ganham banho e sorvete para aguentar o calor no Rio

JULIANA DAL PIVA DO RIO

Os dias de calor têm sido de festa para os animais do zoológico do Rio: no lanche, eles recebem sucos e sorvetes -tem até no sabor carne.

A refeição diferente tenta amenizar os efeitos do forte calor para os bichos -a máxima ontem foi de 36,2ºC; anteontem chegou a 40,7ºC.

Os chimpanzés Pipo, Paulinho e Yoko ganharam picolé de manga, seu sabor preferido, de acordo com a zootecnista Carla Cunha, responsável pela dieta dos animais.

Sua xará, a elefanta Carla, ganhou 20 litros de suco de melancia e um banho de mangueira para se refrescar.

Para Zé Colméia, o urso pardo, tinha sorvete de melancia, melão, abacaxi e manga.

De acordo com Carla, no verão os animais recebem sorvetes e sucos todos os dias. Além da hidratação, o objetivo é também ajudá-los a não ficarem apáticos -eles tornam-se naturalmente mais lentos quando está quente.

Os alimentos, produzidos de forma artesanal, só levam água, frutas e carne. Não há açúcar, corantes ou cremes.

"Precisamos cuidar da hidratação e aliviar o calor para não aumentar as temperaturas corporais dos animais", afirma a zootecnista Carla.

Para isso, a alimentação é fundamental, diz.

O sorvete sabor carne é o preferido de Neto, o tigre. Não é um picolé comum -o sorvete dele pesa cerca de seis quilos. Além de refrescar, ele vira uma brincadeira para o bicho, diz Carla.

"A gente joga o sorvete na piscina para ele brincar enquanto dá um jeito de comê-lo. Ele busca formas para pegar a carne que afunda. É uma forma de descontrair."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página