Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Nº de mortes em BRs é o menor em 10 anos, diz governo

DE BRASÍLIA

O total de mortos nas estradas federais no Carnaval chegou a 157, o que representou, em relação ao tamanho da frota nacional, o menor índice em ao menos uma década, diz o governo. Houve neste ano 2,1 mortes para cada milhão de veículos; em 2004, foram quatro.

"Há um conjunto de medidas que acabaram [dando] efeito", disse o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça). Ele citou o aumento do rigor na lei seca.

Lei sancionada em dezembro dobrou o valor da multa para quem é pego dirigindo embriagado e definiu que a embriaguez pode ser provada por depoimento de policial, vídeos, testes clínicos e testemunhos.

Para Artur Morais, especialista em políticas públicas de trânsito, relacionar mortes à frota é uma forma correta de comparar dados de anos diferentes, mas ele faz a ressalva: "Induz a pensar que, quanto maior o número de carros, maior a quantidade de acidentes, o que não é correto".

Em termos absolutos, o total de mortes caiu 18% em relação ao ano passado (192) -entre sexta-feira de Carnaval e Quarta-Feira de Cinzas. É o menor número desde 2011 -no ano anterior, foram registradas 144.

Neste Carnaval, em comparação com 2012, cresceu 23% o número de presos em flagrante por dirigir embriagado.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página