Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Passageiros passam mal e são socorridos em estação

Pessoas ficaram presas em passarela da linha 9-esmeralda da CPTM

Ao menos dez pessoas passaram mal e tiveram que ser socorridas; linha 4-amarela do metrô teve problemas

DE SÃO PAULO

Um alagamento entre as estações Lapa, na zona oeste, e Júlio Prestes, no centro, da linha 8-diamante da CPTM parou a circulação de trens nos dois sentidos, causou reflexos no restante do sistema e complicou a volta para casa do paulistano, na noite de ontem.

Na linha 9-esmeralda (Osasco-Grajaú), uma multidão ficou presa na passarela que leva à linha 4-amarela do metrô (Butantã-Luz), em Pinheiros. Houve confusão e pessoas precisaram de atendimento médico.

O movimento no local foi acima do normal, devido aos passageiros que fugiam do trecho interditado da linha 8. A passarela que liga os dois sistemas lotou e as pessoas não conseguiam sair do lugar.

Passageiros ouvidos pela Folha disseram que, na confusão, ao menos dez pessoas passaram mal e tiveram que ser socorridas por funcionários da estação. A CPTM confirma o atendimento de três passageiros no local.

"Estava difícil respirar [na estação Pinheiros]. A única saída de ar eram as escadas rolantes. Um dos médicos [que prestaram socorro] disse que se não abrissem as portas continuaria 'caindo gente' na estação", contou o passageiro Luis Renato Santos Ferreira Chaves, 25.

Lotadas, as escadas rolantes da estação travaram. Os elevadores também pararam. Cadeirantes ficaram isolados em um canto da estação.

A publicitária Bruna Vasconcelos, 25, que desceu da linha 9 da CPTM, em Pinheiros, e tentava chegar à Paulista, desistiu de embarcar no metrô. "Ninguém conseguia se mexer. As pessoas começaram a subir nos corrimãos e na estrutura da estação."

Para piorar a situação, às 19h40, uma falha técnica num trem da linha 4-amarela do metrô, na estação Luz, obrigou as composições a circularam em velocidade reduzida.

A chuva fez com que outras linhas do metrô e da CPTM também tivessem problemas. A linha 10-turquesa (Brás-Rio Grande da Serra) também alagou e parou das 17h50 às 18h. No metrô, os trens circularam com velocidade reduzida.

A SPTrans acionou o Paese (Plano de Apoio entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência) para fazer o transporte entre as estações Lapa e Júlio Prestes da linha 8. Até a conclusão desta edição, a circulação nos dois sentidos era feita pela mesma via.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página