Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Polícia prende 5 sob suspeita de fraudes em autoescolas

Grupo garantia presença de alunos nas aulas

DO “AGORA”

Cinco pessoas, incluindo dois donos de autoescolas, foram presas ontem na capital sob suspeita de integrar uma quadrilha que, em troca de dinheiro, fraudava a presença de alunos que não iam às aulas obrigatórias para a realização da prova para tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

De acordo com a investigação, os suspeitos utilizavam dedos de silicone com as impressões digitais dos alunos para computar a presença no sistema de biometria (instalado nas autoescolas, mas controlado pelo Detran).

Há a suspeita de que a quadrilha recebesse R$ 3.000 de cada aluno que não quisesse frequentar as aulas práticas e teóricas antes de realizar as provas do Detran.

Uma blitz conjunta feita pela CGA (Corregedoria-Geral da Administração), ligada à Casa Civil, e pelo Detran fez uma devassa em duas autoescolas, uma no Ipiranga (zona sul) e a outra na Vila Medeiros (zona norte). Nelas, foram encontrados cerca de 5.000 dedos de silicone.

Estima-se que a quadrilha tenha lucrado R$ 15 milhões por meio da fraude.

O Detran informou que abrirá um procedimento administrativo para descredenciar as duas autoescolas.

De acordo com o órgão, o grupo é investigado sob a suspeita de falsidade ideológica, corrupção passiva e alteração indevida de dados da administração pública.

Os motoristas que tiraram a habilitação, contando com a ajuda dos fraudadores, podem ter a carteira cassada.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página