Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Fachada desaba e mata pedestre no centro

Estrutura caiu perto das 18h30 sobre homem que estava na calçada da av. Liberdade; região tinha grande movimento no horário

Segundo registro da prefeitura, imóvel é de 1934 e não tinha licença para realizar as obras; avenida foi interditada

EDUARDO GERAQUE DE SÃO PAULO FABIANA CAMBRICOLI DO "AGORA"

Uma pessoa morreu após uma das fachadas de um prédio desabar no início da noite de ontem, na Liberdade, região central de São Paulo.

Segundo os bombeiros, a vítima -não identificada até as 23h- é um homem que passava pela calçada.

O prédio estava em obra, que não tinha alvará, de acordo com a prefeitura.

No local, seria construído um estacionamento. Embora a obra estivesse preservando a fachada, o prédio, construí-do em 1934, não é tombado.

A prefeitura afirmou que vai apurar se o dono do imóvel havia feito o pedido para emissão do alvará.

A fachada caiu no horário do rush, perto das 18h30, na avenida Liberdade -uma das mais movimentadas da cidade-, na esquina com a rua Condessa de São Joaquim.

O local fica em frente ao campus Liberdade da universidade FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas). Nas imediações há, ainda, a Escola Paulista de Direito e a estação São Joaquim do metrô.

Cães farejadores fizeram varreduras nos escombros em busca de outras vítimas. Ao menos 19 veículos de resgate foram enviados ao local.

De acordo com Jair Paca de Lima, coordenador da Defesa Civil, a área do imóvel que estava em obras tinha cerca de 7.000 m².

"Do total, estimamos que 5.000 m² tenham sido afetados pela queda, porque parte da edificação, nos fundos, não foi atingida", disse.

Uma das hipóteses para o desabamento, diz, é que tenha havido falha no escoramento da estrutura, já que a fachada foi mantida, mas, dentro, havia uma escavação com pelo menos 5 metros de profundidade. "É como se fosse uma casca de ovo."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página