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Prefeitura de São Paulo desiste de construir novas rodoviárias

Projeto de instalações na Vila Sônia e em Itaquera serão substituídos por terminais urbanos

Para justificar medida, gestão Haddad diz que demanda atual de passageiros é a metade do que era 20 anos atrás

ANDRÉ MONTEIRO EVANDRO SPINELLI DE SÃO PAULO

A gestão do prefeito Fernando Haddad (PT) abandonou o projeto de construir mais duas rodoviárias na cidade de São Paulo.

Desengavetados por Gilberto Kassab (PSD), os terminais seriam construídos na Vila Sônia (zona oeste) e em Itaquera (zona leste) e se juntariam aos terminais do Tietê (zona norte), da Barra Funda (zona oeste) e do Jabaquara (zona sul) para completar o que previa o plano diretor de rodoviárias de 1978.

A ideia era redistribuir as chegadas e partidas de ônibus, instalando terminais perto de saídas da capital e reduzindo o tráfego urbano.

Mas, na avaliação da nova gestão, as rodoviárias não fazem mais sentido. Hoje a demanda de passageiros é a metade do que era 20 anos atrás.

"Na Vila Sônia, tem um terminal de ônibus que está sendo executado. Então a rodoviária não vamos fazer", disse o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto.

Em Itaquera, o plano é ampliar o terminal atual usando o terreno em que seria a rodoviária, que pertence ao Metrô. Tatto diz que já tratou do assunto com a Secretaria dos Transportes Metropolitanos.

As novas rodoviárias eram alvo de protestos de moradores. Na Vila Sônia, onde seriam desapropriados 74 imóveis, foi feita uma petição on-line e a disputa está na Justiça, que suspendeu a licitação do novo terminal -na última segunda, o Tribunal de Justiça manteve a suspensão.

"Se for isso mesmo [desistência da nova rodoviária], vai de acordo com o que queríamos", disse Renato Astray, do movimento "Rodoviária Vila Sônia Não". "Tem que haver planejamento. Moramos aqui e queremos dar nossa opinião para ajudar", afirmou Astray.

TERMINAIS

Se as rodoviárias não sairão do papel, Tatto diz que planeja construir ao menos 14 terminais urbanos.

Três deles já estão em fase de implantação -além de Itaquera, haverá um em Perus (zona norte) e outro em Parelheiros (zona sul).

Os outros 11 ainda estão em fase de projeto e dependem da liberação de verbas.

Os locais já foram definidos, como Tiquatira (zona leste), Vila Maria (zona norte) e Varginha (zona sul).

Em Varginha, o terminal poderá ser construído em terreno cedido pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), ligada ao governo do Estado. O terminal seria interligado à estação prevista na ampliação da linha 9-esmeralda, que deve ficar pronta em 2014.


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