Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Empresários investem milhões para trazer shows para São Paulo

Investidores apostam tempo e dinheiro para Brasil entrar na rota de turnês internacionais

KÁTIA LESSA DE SÃO PAULO

Uma viagem a cada quatro dias, jantares com empresários de celebridades como Paul McCartney, Madonna e Rolling Stones. Telefonemas com pedidos esdrúxulos, egos inflados e noites sem dormir em meio a leilões que envolvem milhões de reais.

"Não é um trabalho fácil, mas há algo de mágico em promover shows", diz Leo Ganem, 44, presidente da Geo Eventos, que está por trás do Lollapalooza paulistano, marcado para 29 a 31 deste mês.

Atraídos pelo universo da música e/ou pelas altas (e sigilosas) cifras desse mercado, os empresários que promovem as maiores apresentações estrangeiras na cidade são unânimes: São Paulo está definitivamente na rota das turnês internacionais.

E eles, na crista dessa onda. "O meio ainda está amadurecendo porque cresceu muito rápido, mas hoje estamos em posição de escolher. Todos querem tocar aqui", afirma Luiz Oscar Niemeyer, 56, da Plan Music, que trouxe sir McCartney.

Segundo Alexandre Faria, 39, da Time For Fun (Madonna e U2), o grande mercado consumidor ainda está concentrado em São Paulo, mas incluir uma passagem pelo Rio de Janeiro sempre ajuda nas negociações.

Somente no último ano, Geo Eventos, T4F, Plan Music e XYZ Live, as principais empresas de entretenimento do país, trouxeram, juntas, 139 atrações internacionais à capital paulista.

A plateia se delicia na mesma medida em que reclama de preços estratosféricos e serviço ruim. Já os empresários se queixam de falta de infraestrutura, preço alto dos insumos e impostos abusivos.

"Precisamos de mais arenas e menos impostos. Só o aluguel do estádio do Morumbi custa R$ 1,5 milhão. O equipamento de luz aqui é mais caro do que em Buenos Aires", diz Luiz Oscar.

Para William Crunfli, 57, da XYZ Live (Kiss e The Cure, em 6/4), o maior inimigo dos ingressos caros ainda é a carteira de estudante falsa, responsável por dobrar os custos de cada show.

Depois de Elton John, às vésperas do Lollapalooza e em meio aos boatos sobre o fim do festival Planeta Terra, os paulistanos terão um ano animado. Após 15 anos de ausência em território nacional, o festival Monsters of Rock foi anunciado pela XYZ Live para outubro.

Em dezembro, a Arena Palestra deve ser inaugurada com uma grande atração -a AEG, consultora do espaço, é responsável pela gestão dos Rolling Stones, mas diz não ter nada assinado.

A lista das bandas que vão agitar as suas noites de 2013 ainda estão envoltas em mistério. Mas quer saber uma grande atração que toca no final do ano por aqui? A Folha apurou que os roqueiros do Black Sabbath já estão com datas reservadas para o público paulistano.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página