Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Especial

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Tecnologia é utilizada por segurança em residenciais

Sistema de impacto detecta batidas em muros e portas de condomínios

Barreiras físicas como as cercas elétricas 'invisíveis' estão entre os equipamentos mais procurados na cidade

DE RIBEIRÃO PRETO

A insegurança gerada pelo aumento da violência tem feito os condomínios de luxo de Ribeirão ampliarem ainda mais a segurança com a ajuda da tecnologia.

Já há, por exemplo, unidades com sistema de impacto, que detecta batidas em portas ou mesmo buracos abertos nos muros.

Barreiras como as cercas elétricas "invisíveis" --com infravermelho-- estão entre os equipamentos mais procurados, segundo as empresas de segurança de Ribeirão.

Passou-se a utilizar também câmeras em alta definição, cujo sistema pode custar até R$ 200 mil --apesar de disponível há um ano, a novidade está presente em apenas 1% dos condomínios.

De acordo com o gerente operacional da Total Telecom, Hilário Augusto de Sousa e Silva, os equipamentos em alta definição são capazes de captar imagens com muito mais detalhes, o que ajudaria a polícia nas investigações de furtos e roubos.

"As pessoas cujos condomínios têm câmeras de baixa definição, por conta do custo menor, só percebem que erraram na escolha quando acontece um roubo em que é preciso identificar uma placa ou o rosto do ladrão. Isso só é possível com câmeras HD."

Dos 17 condomínios visitados na zona sul de Ribeirão Preto pela Folha há duas semanas, 15 tinham sistema de monitoramento interno e externo, mas apenas um deles possuía câmeras HD.

Não há dados específicos sobre condomínios furtados ou roubados, mas pelo menos duas casas de um residencial em Bonfim Paulista foram furtadas em março e abril.

Como o condomínio não tem monitoramento, agora moradores estudam projetos para a colocação de câmeras internas e externas.

A Polícia Civil da cidade investiga ao menos três furtos a condomínios da zona sul da Ribeirão Preto.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página