São Paulo Paulo, Sexta-feira, 23 de Julho de 1999



REFORÇOS
TVs pagam US$ 70 mi por
exibição recorde


Emissoras vão mostrar 67% dos jogos da primeira fase,
maior índice da história, pagando um preço ainda bem
inferior ao da Europa


Paulo Giandália/Folha Imagem    
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da Reportagem Local

Reflexo da injeção crescente de investimentos, a edição de 99 do Brasileiro será a mais exibida pela TV na história do torneio.
Dos 231 jogos da primeira fase, 153, ou 66%, serão mostrados pela TV aberta, pela TV paga ou pelo sistema de pay-per-view.
No ano passado, o Campeonato Brasileiro teve 52% dos 276 jogos na fase de classificação exibidos ao vivo pela televisão.
Globo e Bandeirantes, que têm os direitos na televisão aberta dos 22 times da competição, vão exibir jogos nas quartas-feiras, às 21h40, e nos sábados, às 16h.
Nos canais de TV paga, existem dois contratos para a competição.
A ESPN Brasil tem o direito de transmitir apenas os jogos entre seis equipes do Nacional: Atlético-PR, Guarani, Juventude, Lusa, Paraná e Vitória.
O canal deve transmitir cerca de 15 jogos dessas equipes na fase de classificação do Nacional.
O pacote mais abrangente é o da Sportv, que tem os direitos de transmissão de 16 clubes da Série A do Brasileiro.
O canal ainda vai exibir as partidas dos 16 times no sistema pay-per-view, em que o telespectador paga para assistir aos jogos.
Para atender as exigências da Sportv, foi criado um novo horário para os jogos do Brasileiro-99.
O canal esportivo por assinatura vai transmitir, além das partidas em horários convencionais, dois jogos, aos sábados, às 18h30.
Pelos pacotes de Globo, Bandeirantes e Sportv, os clubes vão receber US$ 70 milhões em 99, cerca de US$ 10 milhões a mais do que obtiveram no ano passado.
Há um mês, o contrato com esses canais foi prorrogado até 2004, quando as transmissões devem render US$ 100 milhões.
Esses valores ficam longe do obtido nos principais campeonatos da Europa. Na Itália, onde a TV transmite apenas 33% das partidas do Nacional, os direitos para a próxima temporada foram vendidos por US$ 490 milhões.
“No item TV paga, ainda estamos engatinhando. Pay-per-view no Brasil vai acelerar muito o processo de parceria entre empresas e clubes, mas o sistema está apenas nascendo no país”, afirma Kléber Leite, ex-presidente do Flamengo e dono da Klefer, empresa de marketing esportivo.
No campeonato que começa amanhã, Corinthians e Flamengo serão as equipes com mais jogos transmitidos pela TV aberta.
Cada uma dessas equipes terá 12 jogos na fase de classificação exibidos por Globo e Bandeirantes.
No ano passado, o time paulista já havia liderado o ranking das equipes com mais jogos na televisão aberta. (FSx e PC)


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