Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Segura, prova londrina tem vencedor etíope

ATLETISMO Após atentado em Boston, maratona tem policiamento ostensivo e nenhum incidente

FELIPE ROCHA COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE LONDRES

Em meio a um ambiente de obsessão antiterrorismo, o etíope Tsegaye Kebede venceu em 2h06min04 a Maratona de Londres ontem. No feminino, a queniana Priscah Jeptoo ganhou ao completar o trajeto em 2h20min15.

O evento britânico, realizado seis dias após o atentado ocorrido em Boston que matou três e feriu mais de 170 pessoas, transcorreu sem incidentes de segurança.

O percurso teve ruas invariavelmente repletas de policiamento ostensivo e cães farejadores como cenário.

O fato gerava efeito oposto ao desejado em parte dos 70 mil espectadores. "Ver tantos policiais traz a sensação de que estamos sob risco", disse Sophia Francis.

O público não se intimidou com o clima de tensão criado durante a semana e aproveitou o dia ensolarado para ir às ruas prestigiar os atletas.

"Fiquei surpresa com tantas pessoas. Mostra que não estavam com medo'', afirmou Jeptoo, após a vitória.

A tranquilidade dos torcedores contrastou com o forte esquema de segurança. A maior preocupação da polícia, que aumentou em 40% seu efetivo após o atentado nos EUA, era com mochilas e pacotes "abandonados".

A mensagem para que as pessoas não deixassem seus pertences em momento algum --pedido recorrente no transporte público da capital inglesa desde os atentados de 2005 na cidade-- foi repetida à exaustão ontem.

"Não tive receio em acompanhar a prova de perto. O clima foi ótimo", afirmou o turista brasileiro Márcio Pedroso Camargo, em frente ao Palácio de Buckingham, local da linha de chegada.

Os quase 35 mil corredores usaram uma fita preta no braço em homenagem às vítimas de Boston. Antes da largada, os maratonistas fizeram 30 segundos de silêncio.

O queniano Emmanuel Mutai, recordista da prova, ficou na segunda colocação, superado por Kebede nos 800 metros finais. O etíope Ayele Abshero completou o pódio.

Entre as mulheres, a queniana Edna Kiplagat e a japonesa Yukiko Akaba terminaram na segunda e terceira posições, respectivamente.

Os prêmios foram entregues pelo príncipe Harry.

A etíope Tiki Gelana, campeã olímpica, foi prejudicada ao se chocar com um atleta cadeirante e foi 16ª.

A organização da maratona londrina vai doar cerca de R$ 210 mil para as vítimas do atentado de Boston.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página