Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Envelhecimento da base ameaça a Espanha

Com aumento da média de idade, seleção de Del Bosque chega hoje ao Brasil com 18 campeões mundiais em 2010

RAFAEL REIS DE SÃO PAULO

Para se manter no topo do futebol mundial, a Espanha precisa derrotar um adversário que não pode ser batido com posse de bola, troca incessante de passes e nem mesmo com gols: o tempo.

O time de Vicente del Bosque, líder do ranking da Fifa, começa a sentir efeitos do envelhecimento da geração que conquistou duas Euros e uma Copa nos últimos cinco anos.

O elenco, que chega hoje a Recife e estreia domingo contra o Uruguai na Copa das Confederações, tem 12 remanescentes da Euro-2008 e 18 campeões mundiais em 2010.

A manutenção do grupo fez explodir a média de idade. Da Euro-2008 para 2013, a seleção envelheceu 1,5 ano.

A média (28 anos) se aproxima da de campeões que não conseguiram defender o título mundial ao apostar em bases envelhecidas.

Após faturar o penta em 2002, o Brasil não foi além das quartas em 2006, com um time repleto de trintões: eram dez entre os 23 convocados. A média era de 28,3 anos.

França e Itália, com 28,2 anos, fizeram feio nas defesas de títulos e não passaram da primeira fase em 2002 e 2010, respectivamente.

O risco de a Espanha seguir o mesmo caminho cresce, pois não há indicativos de que Del Bosque abrirá mão dos medalhões no mundial.

A atual campeã deve vir ao Brasil em 2014 com um elenco beirando 29 anos de média. Na história dos Mundiais, só dois times tão velhos conseguiram levar a taça --o Brasil de 1962 e a Itália de 2006.

Efeitos do envelhecimento são sentidos por Del Bosque. O zagueiro Carles Puyol, 35, do Barcelona, só teve condições físicas de jogar quatro partidas pela Fúria nos últimos dois anos. O volante Xabi Alonso, 31, do Real Madrid, está fora da Copa das Confederações por causa de lesão.

Até um dos melhores goleiros do mundo, Iker Casillas, 32, é dúvida. Após lesão e briga com José Mourinho, ele virou reserva no Real.

Ontem, na vitória por 2 a 0 em amistoso contra a Irlanda, ele viu Victor Valdés, do Barcelona, e um ano mais novo, atuar como titular.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página