Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Espanha impõe 10 a 0 ao Taiti, maior goleada em torneios Fifa

Só eliminatórias viram placares mais elásticos que o de ontem no Maracanã

DE SÃO PAULO

Faltavam três minutos para o apito final quando David Silva ficou com a bola que Fernando Torres não conseguiu dominar, girou e, com o pé esquerdo, pôs a partida entre Espanha e Taiti, ontem, no Maracanã, na história.

Pela primeira vez em competições adultas organizadas pela Fifa um confronto terminou com dez gols de diferença entre os dois adversários.

Mesmo em ritmo de treino, os espanhóis golearam os modestos campeões da Oceania por 10 a 0 e ficaram perto da vaga para a semifinal da Copa das Confederações.

Apenas eliminatórias, torneios abertos para todas as seleções vinculadas à entidade, haviam visto placares tão elásticos quanto o de ontem.

O recorde na fase principal de torneios chancelados pela Fifa era o 10 a 1 aplicado pela Hungria em El Salvador na Copa do Mundo de 1982. Em Copa das Confederações, nenhum resultado havia sido maior que a goleada de 8 a 2 do Brasil sobre a Arábia Saudita na semifinal de 1999.

A Espanha só não foi capaz de superar o placar de 13 a 0 que marcou contra a Bulgária em um amistoso disputado há 80 anos e estabelecer a maior vitória da seleção vermelha em todos os tempos.

Mas mostrou que, se fosse esse o seu maior objetivo, teria totais condições de quebrar também esse recorde.

A atual campeã mundial e bi europeia começou a partida com dez reservas, por opção do técnico Vicente del Bosque, passou 28 minutos consecutivos no primeiro tempo sem marcar nenhum gol e só fingindo que jogava futebol e ainda desperdiçou um pênalti, com Torres.

Apesar de ter perdido a cobrança, o atacante do Chelsea foi quem mais se beneficiou do adversário fraco. Fez quatro gols e se tornou artilheiro isolado da competição.

"O placar é maior do que o que tínhamos sonhado. Algumas vezes, equipes de nível inferior podem esquecer o espírito esportivo com o placar como o de hoje [ontem]. Mas o Taiti foi muito leal. Em nenhum momento, faltou respeito", afirmou o camisa 9.

David Villa, com três gols, Silva, autor de dois, e Mata completaram a goleada.

"É complicado, embora a gente já esperasse. Foi muito difícil, a gente queria fazer um gol, fomos desorganizados, não podemos permitir isso", lamentou Eddy Etaeta, treinador do Taiti, agora com duas derrotas em dois jogos, um gol marcado e 16 sofridos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página