Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Disputado por 5 países, jovem astro quer jogar por Kosovo

RAFAEL REIS DE SÃO PAULO

Se quisesse, o mais novo garoto de ouro do futebol inglês poderia enfrentar a Croácia na sexta-feira, na partida que pode selar a classificação da Bélgica para a Copa-2014.

Mas Adnan Januzaj, 18, acredita que ainda é cedo para escolher uma seleção.

Afinal, são cinco países em disputa pelo futebol do meia-atacante do Manchester United: Bélgica, Albânia, Sérvia, Turquia e Inglaterra.

E o jogador, autor dos dois gols da vitória por 2 a 1 sobre o Sunderland, no sábado, em sua estreia como titular de um time adulto, gostaria de atuar por uma sexta seleção: Kosovo, que não é reconhecida pela Fifa e, por isso, só pode disputar amistosos.

Januzaj nasceu em Bruxelas, na Bélgica, mas é filho de pais de origem albanesa que fugiram de Kosovo durante os conflitos com a Iugoslávia, durante a década de 1990.

Ele também pode defender a Sérvia porque o futebol do território é administrado pela velha inimiga de guerra. A Turquia também é opção devido à outra parte da família.

A miscelânea de possibilidades fez Januzaj recusar todas as convocações que recebeu nas categorias de base. E declinar o convite do técnico Marc Wilmots para se juntar à seleção belga adulta.

Bastaram cinco jogos como profissional no Manchester para a Inglaterra manifestar a vontade de naturalizá-lo, aumentando o leque de opções.

Independentemente do país que escolher, Januzaj poderá defender Kosovo no futuro, caso a seleção seja reconhecida pela Fifa.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página