Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Vettel conquista pole pela 9ª vez no ano, grita 'olé' e busca novo recorde

F-1 Piloto da Red Bull pode igualar hoje marca de Schumacher, de 13 vitórias na temporada

Grid do GP Brasil
1ºS. Vettel 1min26s479
2ºN. Rosberg 1min27s102
3ºF. Alonso 1min27s539

DE SÃO PAULO

Sebastian Vettel já não tem mais nada a provar nesta temporada da F-1. Mas mesmo depois de sagrar-se o mais jovem tetracampeão da história e estabelecer o recorde de vitórias seguidas da categoria --venceu as últimas oito etapas--, o alemão quer mais.

Hoje, a partir das 14h (de Brasília), quando for dada a largada para as 71 voltas do GP Brasil, última das 19 corridas deste Mundial, ele tentará mais um feito.

Caso vença a prova em Interlagos, chegará a 13 triunfos neste ano e vai igualar o recorde de Michael Schumacher, de 2004.

Se o treino que ontem definiu o grid de largada servir como indicativo, Vettel tem motivos para estar confiante.

Apesar da forte chuva que caiu em Interlagos durante a a classificação, que chegou a interromper a sessão por mais de meia hora, o piloto não teve dificuldade para cravar a nona pole no ano, a 45ª de sua carreira.

Os 0s623 que conseguiu de vantagem sobre Nico Rosberg, o segundo no treino, foram a terceira maior margem dele na pole neste ano, atrás apenas dos GPs da Malásia, quando teve nove décimos de folga, e da Índia, quando teve sete décimos de vantagem.

"Foi uma grande surpresa para mim, por isso fiquei tão feliz depois da classificação", disse Vettel, que festejou a pole via rádio com gritos de "olé, olé". "Acabei misturando português e espanhol", disse, rindo, o tetracampeão.

AGUACEIRO

O piloto alemão afirmou ainda ter ficado bastante surpreso com a rapidez com que a água escoou da pista na parte final do treino, quando a chuva perdeu intensidade.

"Assim que percebi que não tinha mais tanta água na pista, eu já coloquei os pneus intermediários e de cara já fiz um bom tempo", disse Vettel, que ficou mais de um segundo à frente de seu companheiro de time, o australiano Mark Webber, quarto no grid e que se despede hoje da categoria --ele correrá no WEC, o Mundial de endurance da FIA.

Assim como aconteceu no treino de ontem, a previsão do tempo para hoje é de chuva durante boa parte do GP, algo que não chega a preocupar Vettel em sua busca por mais um recorde nesta tarde.

"É ótimo sair da pole especialmente após uma classificação com condições tão complicadas", afirmou o alemão, que sempre fez questão de dizer que não se importa muito com números, mas que disse estar orgulhoso de reescrever a história da categoria.

"Não é por causa de um número que eu sento no carro para correr. Mas é especial saber que seu nome está ao lado do de gente que faz parte da história do esporte e que, daqui a alguns anos, vão olhar e ver o meu entre eles", disse o piloto da Red Bull, que já soma 38 vitórias em seu currículo.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página