Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Liga Mundial e Grand Prix aumentarão em 2014

VÔLEI
Torneios com 28 seleções criam oportunidades, diz federação

DE SÃO PAULO

As duas principais competições anuais entre seleções de vôlei, a Liga Mundial (para times masculinos) e o Grand Prix (para times femininos), serão ampliadas e contarão com 28 equipes a partir do ano que vem.

A decisão de expandir as competições aconteceu em Lausanne, na Suíça.

Anteontem, o conselho da Liga Mundial na Federação Internacional de Vôlei anunciou a ampliação de 18 para 28 equipes na disputa.

"É um momento histórico para a federação e para a Liga Mundial. Uma nova direção que persegue o crescimento do vôlei e oferece às federações nacionais a oportunidade de participar", disse o presidente da entidade, o brasileiro Ary Graça, enaltecendo a mudança no regulamento da competição.

Segundo o dirigente, o aumento no número de equipes dará a oportunidade para que novos países participem de uma competição mundial.

Cinco seleções disputarão a Liga Mundial pela primeira vez em 2014: Tunísia (13ª do ranking mundial), México (22ª), Eslováquia (36ª), Bélgica (37ª) e Turquia (45ª).

Também foi anunciado o chaveamento da competição. O Brasil, líder do ranking mundial e nove vezes campeão da Liga, estará no Grupo A, com Itália, Polônia e Irã.

O hexagonal final terá os dois primeiros colocados dos grupos A e B, o vencedor de um quadrangular envolvendo os melhores dos grupos C, D e E, e o país sede. Os grupos F e G são uma espécie de segunda divisão, em que está incluída a tradicional Cuba (sétima do ranking).

Ontem, o conselho do Grand Prix também anunciou uma expansão --de 20 para 28 participantes em 2014.

Quênia (13ª do ranking mundial), Argélia (14ª), Bélgica (22ª), Croácia (24ª), República Tcheca (25ª), México (28º), Bulgária (28º) e Austrália (100ª) estreiam no torneio.

Atual campeão, o Brasil está no grupo das 12 principais seleções que disputam quatro vagas no hexagonal final, que deverá ser realizado entre os dias 20 e 24 de agosto.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página