Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Itaquerão só será entregue dois meses antes da Copa

2014
Sem plano B, Blatter diz que única coisa a fazer é pedir a Deus e a Alá

BERNARDO ITRI MARCEL RIZZO SÉRGIO RANGEL ENVIADOS À COSTA DO SAUIPE

A Fifa, enfim, definiu um prazo para que o Itaquerão, estádio da abertura da Copa-2014, seja entregue nos padrões exigidos para receber o jogo inaugural do Mundial, com 65 mil assentos.

O presidente da entidade, Joseph Blatter, afirmou que a arena, palco de um acidente na semana passada, estará pronta apenas no meio de abril, a menos de dois meses do início do Mundial.

Nessa data, as arquibancadas provisórias já deverão estar instaladas, adequando a arena ao padrão Fifa.

"Recebemos informações de que o estádio estará pronto em 14 ou 15 de abril. Não há plano B", afirmou Blatter na Costa do Sauipe.

O cartola apelou à religiosidade contra novos atrasos. "O que a Fifa pode fazer é pedir a Deus, a Alá, a quem quer que seja para que não aconteçam mais acidentes envolvendo a Copa do Mundo. Isso é a única coisa que podemos fazer", completou.

O prazo dado pela entidade foi definido após vistoria feita no Itaquerão.

Anteontem, Charles Botta e Carlos De La Corte, especialistas em estádios da Fifa e do COL (Comitê Organizador Local), estiveram em São Paulo para avaliar o estrago que o acidente que matou duas pessoas, causou à obra.

Após a explicação de Blatter, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, disse que, em abril, já deverá acontecer a partida inaugural do estádio.

Um dos principais gargalos é a colocação das arquibancadas temporárias, que dependem da liberação da área do acidente para a instalação completa.

Não é a primeira vez que a Fifa tem problemas com a entrega de estádio da abertura de Copa. Em 2010, o Soccer City, arena da primeira partida do Mundial da África do Sul, foi inaugurado oficialmente a menos de 20 dias do início da competição.

Mas o Itaquerão deverá ser o estádio mais atrasado da Copa-2014. A Arena da Baixada, em Curitiba, passa por problemas de financiamento e também vai demorar para ficar pronta --não há uma data para sua inauguração.

O estádio de Cuiabá é o terceiro estádio com mais problemas. Mas a expectativa é que a Arena Pantanal esteja pronta no final de janeiro.

A obra do Beira-Rio, em Porto Alegre, também só estará concluída em janeiro.

A Arena Amazônia (Manaus) e Arena das Dunas (Natal) devem ficar prontas até o fim de dezembro, mas só serão inauguradas em 2014 a pedido do governo federal e para se adequar à agenda da presidente Dilma Rousseff.

Os seis estádios restantes da Copa são os utilizados na Copa das Confederações: Maracanã, Arena Pernambuco, Mané Garrincha, Fonte Nova, Mineirão e Castelão.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página