Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Fifa altera tabela da Copa para atender a TV

2014 Sete jogos têm horários trocados; entidade diz que não haverá reembolso integral para quem comprou ingresso

BERNARDO ITRI MARCEL RIZZO SÉRGIO RANGEL ENVIADOS ESPECIAIS À COSTA DO SAUIPE

Um dia após sortear os grupos da Copa-2014, na Costa do Sauipe (BA), a Fifa mudou o horário de sete confrontos.

Mas a entidade que dirige o torneio informou que quem já comprou ingressos para essas partidas não terá direito a reembolso integral caso não possa mais ir nesses jogos (leia mais abaixo).

Os duelos alterados foram: Inglaterra x Itália, Costa do Marfim x Japão, Espanha x Chile, Camarões x Croácia, EUA x Portugal, Coreia do Sul x Argélia e Bélgica x Rússia (veja mais à direita).

A Fifa diz que a alteração não foi feita por causa do calor, mas para atender as emissoras que irão transmitir ao vivo os jogos da Copa, especialmente para a Europa.

Alguns jogos tiveram seus horários antecipados, como Inglaterra e Itália, em Manaus, que passou das 22h para 19h (de Brasília) --às 23h de Londres e 24h de Roma.

Outros adiantados, como EUA x Portugal, tem Manaus, que passou das 16h para as 19h (de Brasília) --às 18h de Washington e 23h de Lisboa.

A Folha apurou que, logo após o encerramento do sorteio dos grupos da Copa, representantes das federações de Inglaterra e Itália pressionaram a Fifa para que o horário do confronto entre suas seleções fosse modificado.

A quantidade de alterações foi até maior do que a desejada. Inicialmente só quatro partidas teriam os horários modificados: Espanha x Chile, Camarões x Croácia e EUA x Portugal, além de clássico entre ingleses e italianos.

Mas a Fifa teve de modificar mais três jogos para que as partidas tivessem, ao menos, uma hora de intervalo entre elas. Desta forma, conseguiu atender os seus interesses e também dos patrocinadores. Para a entidade, um jogo seguido do outro divide a atenção do torcedor.

REEMBOLSO

Mas, se por um lado a mudança atende algumas federações, as emissoras de televisão e os patrocinadores, por outro ignora os torcedores que já adquiriram ingressos para essas sete partidas.

Aqueles que não tiverem interesse mais nesses 7 jogos não terão direito a reembolso total do ingresso.

A Fifa diz que durante as vendas das entradas, antes de os confrontos da Copa serem definidos, já havia uma previsão de que os horários dos jogos poderiam sofrer alteração após o sorteio.

A entidade lembrou ainda que nas duas últimas Copas também mudou o calendário. Em 2010, na África do Sul, oito jogos tiveram seus horários alterados. Em 2006, na Alemanha, foram seis.

Há duas opções em caso de desistência. A revenda, feita só através do site da Fifa. Mas, em caso de sucesso, a Fifa cobra taxa de 10% do valor do primeiro comprador.

E o cancelamento, em que o ingresso é devolvido à Fifa, com taxa de 10% da compra se feito até 96 horas após a confirmação da compra e de 20% depois desse prazo.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página