Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Fábio Seixas

Bloco de notas

Sobre os carros deste ano, Lotus, Button, a crise na GP2, Schumacher e o triste adeus a uma lenda

Prepare-se. Os carros da F-1 em 2014 serão horríveis. Lembra dos bicos-degrau, de 2012? Requinte e refinamento perto do que vem por aí.

Não é achismo. É a tônica dos relatos dos engenheiros que conceberam os modelos e dos pilotos que já os viram. O motivo, como há dois anos, está no Regulamento Técnico. Em meio às suas 88 páginas, com dezenas de desenhos e diagramas e pouquíssimo espaço para a criatividade, há um buraco.

Uma brecha que permite um ganho aerodinâmico se os engenheiros projetarem um pedaço do bico até o aerofólio dianteiro. Entrarão em cena os bicos-banana.

O primeiro choque virá no dia 28, em Jerez, com a abertura da temporada de testes. Repetindo: prepare-se.

-

A Lotus já avisou que não estará na Espanha. O E22 só deve entrar na pista no meio de fevereiro, nos testes do Bahrein.

Quarta colocada em 2012 e 2013, a equipe está em dificuldades financeiras há meses e deve perder terreno em 2014. Uma pena. A Lotus prometia chacoalhar um pouco a relação de forças na F-1, mas deve mesmo é ficar pelo caminho.

-

Estávamos no início de 2000, no aeroporto de Melbourne. No balcão da companhia aérea, pai e filho buscavam informações. Ambos com sorrisos largos, como quem vivia um sonho.

Eles viviam. Aos 20, Jenson tinha acabado de estrear na F-1, pela Williams. Àquela altura, o desconhecido John parecia ser só mais um vaidoso pai de piloto.

O tempo passou. Jenson tornou-se campeão mundial e John conquistou o paddock com seu jeitão fora da curva: simpático, bom de copo, falastrão, chegado numa boa farra. Mas, acima de tudo, pai. Companheiro de primeira hora.

A imagem que ficou para este colunista, porém, é aquela: o pai levando o filho para sua primeira volta ao mundo.

A vida de Jenson será muito mais difícil a partir de agora.

-

Só a Caterham ainda não anunciou sua dupla de pilotos, mas está entre Kobayashi, Pic e Van der Garde.

Com isso, pelo segundo ano consecutivo o campeão da GP2 é esquecido. O que é uma pena: a categoria imediatamente anterior à F-1 já começa a se parecer com a F-3000 dos tempos ruins.

Quarto colocado no último campeonato, Nasr ainda não tem destino certo em 2014.

-

De Gary Hartstein, ex-médico da F-1, sobre a falta de boletins médicos atualizando o estado de Schumacher: "É preciso paciência. Longos períodos sem notícias são perfeitamente normais em casos assim".

-

Aos 87, morreu Emilio Zambello, personagem histórico, fundamental, do automobilismo brasileiro. Só nos resta agradecer de coração.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página