Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Tênis

Persistente, Wawrinka é campeão na Austrália

Suíço bate Nadal e leva troféu na 36ª tentativa

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Após 36 tentativas, o suíço Stanislas Wawrinka, 28, conquistou seu primeiro título de Grand Slam. O oitavo do mundo venceu o líder do ranking, o espanhol Rafael Nadal, por 6/3, 6/2, 3/6 e 6/3 na final do Aberto da Austrália.

"Nunca sonhei com isso [ser campeão] porque achava que não era bom o suficiente para derrotar esses caras", afirmou Wawrinka.

O suíço é o segundo tenista que mais tentou antes de levantar o título de um dos quatro principais torneios do tênis --o croata Goran Ivanisevic venceu Wimbledon em 2001 em sua 48ª participação.

Tentar é um coisa que está literalmente na pele do suíço. Em 2013, tatuou no braço esquerdo as palavras do dramaturgo Samuel Beckett: "Sempre tentou. Sempre fracassou. Não importa. Tente de novo. Fracasse de novo. Fracasse melhor".

"Tenho essas palavras na minha cabeça há muito tempo. É parte da minha vida e como vejo a vida, especialmente a vida no tênis", afirmou o suíço, que até ontem havia perdido todos os 26 sets em 12 partidas contra Nadal.

Wawrinka, porém, iniciou sua primeira final de um torneio desse porte sem dar chances para o espanhol.

No início do segundo set, viu o espanhol deixar a quadra para receber tratamento para as costas no vestiário.

Com 2 sets a 0, o suíço se desconcentrou e permitiu que o rival vencesse a terceira parcial. Mas Wawrinka se recuperou e fechou o jogo em duas horas e 21 minutos.

"Estou muito feliz pelo Stan. Somos grandes amigos", afirmou Nadal. "Tive azar, mas ele mereceu."

Como também eliminou o sérvio Novak Djokovic, Wawrinka é o primeiro a vencer os números um e dois em um Grand Slam desde Sergi Bruguera em Roland Garros-93.

Wawrinka vai aparecer hoje na terceira posição no ranking e volta a jogar na sexta, quando a Suíça enfrenta a Sériva, pela Copa Davis.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página