Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Anelka recebe cinco partidas de suspensão por gesto antissemita

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O atacante francês Nicolas Anelka, do West Bromwich, da primeira divisão da Inglaterra, foi suspenso por cinco jogos por causa do gesto que fez durante uma partida e que foi considerado antissemita.

Além da suspensão, o centroavante de 34 anos terá disso, de pagar uma multa de € 97,3 mil (aproximadamente R$ 310 mil) e comprometer-se a seguir um programa educativo. O jogador ainda tem a possibilidade de entrar com um recurso na Justiça.

A punição revoltou entidades antissemitas na Inglaterra, que a consideraram excessivamente branda, já que cinco partidas era a punição mínima prevista caso ele fosse julgado como culpado.

"Nicolas Anelka está satisfeito que a Comissão Disciplinar da FA [Federação inglesa] tenha considerado que ele não é antissemita e que não tinha a intenção de promover o antissemitismo com seu gesto", afirmou seu advogado, Brown Rudnick.

O jogador criou polêmica ao festejar um gol fazendo a "Quenelle", ou seja, colocar a mão esquerda sobre o braço direito, que estava estendido, apontado para o chão. Isso aconteceu durante o empate por 3 a 3 diante do West Ham no dia 28 de dezembro.

O gesto foi popularizado na França pelo comediante Dieudonné M'bala M'bala, famoso por fazer piadas de judeus e que coleciona multas e processos por um discurso considerado antissemita.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página