Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Paulo Vinícius Coelho

Quarta-Feira de Cinzas

Dia 5 de março é a data para quem está fora da seleção tentar entrar e para quem está dentro não virar cinzas

Rafinha e Fernandinho vão jogar contra a África do Sul. As duas novidades de Felipão entram como titulares para o caso de haver lesões dos preferidos, Maicon e Lucas Leiva, hoje machucados. Pelo que têm feito em seus clubes, Fernandinho chega para ficar. Rafinha, nem tanto.

Fernandinho era meia do Atlético-PR e da seleção brasileira campeã mundial sub-20 em 2003. Fez o gol do título.

A lógica brasileira é semelhante à dos outros favoritos nos amistosos desta semana. Vicente Del Bosque deve promover a estreia de Diego Costa. A Inglaterra convocou trinta jogadores. Apenas um nunca jogou: Luke Shaw. O lateral-esquerdo do Southampton é uma revelação. Tem tudo para ficar no grupo com o declínio de Ashley Cole.

A Alemanha e a Holanda exageraram. O treinador alemão Joachim Low convocou quatro novatos, e o holandês Louis Van Gaal chamou cinco estreantes --todos atuam por times da Holanda.

Semana passada, no seminário da Fifa em Florianópolis, Louis Van Gaal disse haver chance de trazer mais jogadores de clubes holandeses para evitar o desgaste dos que disputarão títulos até o fim da temporada europeia. "Na prática, terei só uma semana com todos. Posso precisar convocar mais de times do meu país para ficar mais tempo com todos", disse.

Van Gaal também criticou a Fifa, por oferecer um período curto de preparação antes de sua maior competição.

Justamente por causa desse prazo curto, a preparação das seleções para Copas precisa durar quatro anos. Às vezes parece estranho convocar quem está jogando mal, mas pode ser imprescindível para juntar o mesmo grupo e construir um time, mês após mês.

Foi essa a opção do técnico argentino Alejandro Sabella, que não levará ao amistoso contra a Romênia nenhum estreante. Há três anos no cargo, Sabella só sofreu três derrotas e desde outubro de 2011 não cai com o time titular. Durante a Copa, a Argentina viajará pouco --Rio, Minas e Porto Alegre-- e tem Messi! É candidata a protagonista do segundo Maracanazo --se houver.

Em março de 2006, a Itália goleou a Alemanha por 4 x 1. Em março de 2010, a Espanha ganhou da França em Paris, com Villa de centroavante no lugar de Fernando Torres, como se repetiu na Copa. Itália e Espanha foram as campeãs em 2006 e 2010.

A última data Fifa antes da convocação para a Copa dá sinais.

Em 2002, o último amistoso da seleção foi em abril, em Lisboa, com empate contra Portugal. Em março, na vitória sobre a Iugoslávia por 1 x 0, Felipão escalou Ronaldo como titular pela primeira vez. Estava fora da seleção desde 1999 e jogou só 45 minutos. Três meses depois, foi o artilheiro do Mundial, com oito gols.

Quarta-feira é a data para quem está fora tentar entrar. É também para quem está dentro não virar cinzas.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página