Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Neymar busca 1º título relevante na Europa

ESPANHOL Atacante tem desempenho inferior ao de outros craques brasileiros em temporada inicial no time

RAFAEL REIS DE SÃO PAULO

A 26 dias da estreia na Copa, Neymar deve fazer neste sábado (17), às 13h, seu jogo mais importante em sua primeira temporada no futebol europeu. O jogo contra o Atlético de Madri lhe dá a última chance de conquistar um título de relevância pelo time do Barcelona.

Há um mês afastado devido a edema no pé esquerdo, o atacante brasileiro foi relacionado pelo clube catalão para a decisão do Espanhol.

O aval para enfrentar o Atlético de Madri veio na manhã de ontem. O astro da seleção treinou com bola e deve ficar ao menos no banco.

Assim, pôs fim à polêmica das últimas semanas. Seus patrocinadores não o queriam em campo, como publicou a coluna "Painel FC", por temerem que atuar no sacrifício poderia agravar a contusão e fazê-lo perder a Copa.

A CBF chegou a emitir uma nota oficial negando reportagem do jornal espanhol "Marca", que dizia que a entidade havia solicitado que Neymar não fosse escalado para reduzir o risco antes do Mundial.

"Provavelmente, eles não estejam nas melhores condições. Mas não se trata de jogar seis partidas seguidas, e sim um jogo decisivo", disse o técnico Gerardo Martino, sobre o brasileiro e os espanhóis Jordi Alba e Piqué, outros que retornam de lesões.

Três pontos atrás do Atlético, o Barcelona precisa vencer no Camp Nou para tirar a taça das mãos do adversário, conquistar pela 23ª vez o título espanhol e encerrar bem sua temporada mais conturbada dos últimos tempos.

O ano de estreia de Neymar na Espanha coincidiu com a pior campanha catalã na Liga dos Campeões desde 2007, com as maiores críticas já ouvidas a Messi e a uma crise política, motivada pelos valores da transferência do brasileiro, que provocou a saída do presidente Sandro Rosell.

O Barcelona só levantou um troféu na temporada, a pouco importante Supercopa da Espanha, um torneio de dois jogos em que bateu justamente o Atlético. E foi Neymar que fez o gol do título.

Apesar disso, o brasileiro ainda não caiu nas graças da torcida. Durante a temporada, sofreu com críticas pelos problemas extracampo, foi chamado de "cai-cai" e acusado de estar se preservando para o Mundial. E se machucou como nunca --teve as duas lesões mais graves desde se tornou profissional.

O desempenho da primeira temporada de Neymar, quando comparado a dos outros astros brasileiros que defenderam o Barcelona, realmente deixa a desejar.

O ex-jogador do Santos fez 15 gols em 40 jogos. A média de 0,38 gol por partida é inferior às do ano de estreia de Romário, Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho, que brilharam na Catalunha e foram eleitos os melhores do mundo.

Com exceção do último, todos faturaram títulos relevantes logo na primeira temporada. Romário e Rivaldo tiveram o Espanhol. Ronaldo, a antiga Recopa europeia. É isso que Neymar quer hoje.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página