Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Argentino é o novo técnico do Palmeiras

BRASILEIRO
Ricardo Gareca assina contrato até junho de 2015 e será o 20º estrangeiro a dirigir time alviverde

DIEGO IWATA LIMA DE SÃO PAULO

O argentino Ricardo Gareca, 56, é o novo técnico do Palmeiras. O acerto foi finalizado na noite desta quarta-feira (21), horas após o ex-comandante do Vélez Sarsfield desembarcar em São Paulo.

Dentro da realidade da política de salários menores imposta pelo presidente Paulo Nobre, Gareca deve ganhar os mesmos R$ 200 mil mensais, mais bonificações, que eram pagos ao seu antecessor no cargo, Gilson Kleina, demitido no último dia 8.

Seu contrato tem validade até 30 de junho de 2015. Trabalharão com ele Sergio Santín, como auxiliar técnico, e Néstor Bonillo, preparador físico. Ambos foram trazidos por Gareca da Argentina.

O novo treinador do Palmeiras deve acompanhar o jogo contra o Figueirense, nesta quinta-feira (22), em Araraquara, quando o time será comandado ainda pelo interino Alberto Valentim.

"O futebol brasileiro é muito competitivo e importante", disse Gareca, à tarde, no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, antes de ser anunciado como o técnico alviverde.

Quando foi indagado sobre o quanto conhecia do elenco palmeirense, o treinador argentino preferiu despistar.

"Sei o suficiente e tenho tempo para conhecer mais", disse ele, que chegou ao Brasil trajando paletó preto, camisa branca, óculos escuros e um lenço preto no pescoço.

Ex-jogador de Boca Juniors, River Plate e da seleção argentina --ganhou a Copa América de 1983--, Gareca é apelidado de "El Flaco" (O Magro) e "El Tigre" em seu país.

O ex-atacante iniciou a a carreira como técnico em 1995, no San Martín (ARG).

Em 1997, conquistou seu primeiro título como treinador, a segunda divisão do Argentino pelo Talleres. Ainda pelo clube de Córdoba, faturou a Copa Conmebol.

Na Argentina, passou por Independiente, Colón, Quilmes e Argentinos Juniors. Na Colômbia, comandou o América de Cáli e o Santa Fé.

Em 2008, faturou o Campeonato Peruano pelo Universitario. No ano seguinte, assumiu o Vélez Sarsfield (ARG), onde ficou por cinco anos e conquistou três vezes o campeonato nacional.

20º ESTRANGEIRO

Gareca será o 20º treinador estrangeiro da história quase centenária do Palmeiras.

Dos 19 antecessores de fora do país, cinco eram argentinos, como o novo treinador.

Entre eles, nenhum teve tanto sucesso como o portenho Filpo Nuñez.

Comandante por seis anos, em períodos alternados, entre 1968 e 1979, foi o técnico símbolo do período em que o Palmeiras ficou conhecido como Academia de Futebol.

Nuñez, que morreu em 1999, foi o último estrangeiro a comandar o Palmeiras.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página