Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

15

Klose sai do banco, empata o jogo contra Gana, salva a Alemanha e se junta a Ronaldo como o maior goleador de todas as Copas

FABIO VICTOR ENVIADO ESPECIAL A FORTALEZA ANDRÉ UZÊDA DE FORTALEZA

Quando o polonês naturalizado alemão Miroslav Klose saiu do banco de reservas aos 24 min do segundo tempo, as coisas estavam feias para a Alemanha no Castelão. Gana acabara de virar o jogo para 2 a 1 e tocava a bola com estilo, enquanto o estádio em Fortaleza gritava "olé".

Dois minutos após entrar em campo, Klose salvou o seu time, ao empatar o jogo num gol histórico: chegou ao seu 15º em Mundiais e igualou o recorde do brasileiro Ronaldo, com quem agora divide o posto de maior artilheiro da história das Copas.

Foi um lance típico de centroavante --e ele é o único da seleção alemã. Num escanteio da esquerda, Mertesacker escorou de cabeça, e Klose completou para fazer 2 a 2. Comemorou o gol ao seu estilo, com uma cambalhota.

"Ronaldo é um grande artilheiro, e é uma honra poder estar ao lado dele", afirmou Klose, 36, após a partida.

"Quinze gols em 20 jogos [de Copa] não são nada mal. Mas o mais importante foi ter ajudado o time e será mais ainda fazermos um bom jogo contra os EUA [na última rodada]", acrescentou ele.

Em sua conta no Twitter, Ronaldo felicitou o colega. "Bem-vindo ao clube #klose imagino a tua felicidade!!!! Que bela copa!!!", escreveu ele, que também marcou seu 15º gol contra Gana, em 2006.

É o segundo recorde atingido pelo atacante da Lazio em duas semanas. Em 6 de junho, ele marcara, num amistoso contra a Armênia, seu 69º gol pela Alemanha, tornando-se o maior artilheiro da seleção do país, superando Gerd Müller, cuja marca durava 40 anos.

Foi a estreia de Klose nesta Copa. Nos 4 a 0 contra Portugal, ele ficou no banco.

Se mantiver o retrospecto dos outros três Mundiais que disputou, o atacante não deverá ter problema para superar Ronaldo: fez cinco gols em 2002, cinco em 2006 (foi o artilheiro) e quatro em 2010.

Klose tornou-se o terceiro jogador a marcar em quatro Mundiais, ao lado de Pelé e do compatriota Uwe Seeler.

O técnico da Alemanha, Joachim Löw, disse que o gol deve ajudar o atacante depois de uma temporada difícil, marcada por contusões.

Nascido em Opole, na Polônia, Klose é filho de uma jogadora de handebol e de um jogador de futebol. Mas sua primeira profissão foi carpinteiro. Profissionalizou-se aos 21 anos, pelo alemão Kaiserslautern. Três anos depois, estreava numa Copa marcando três gols, nos 8 a 0 da Alemanha sobre a Arábia Saudita. O resto é história.

EMPOLGANTE

O Castelão viu o jogo mais empolgante do Grupo G. Os quatro gols saíram no segundo tempo. Götze abriu o placar para os alemães. Andre Ayew e Gyan viraram para Gana. Klose empatou.

No segundo confronto entre os irmãos Boateng em Copas (Jerome pela Alemanha, Kevin-Prince por Gana), os dois jogaram somente a primeira etapa, sem destaque.

Os dois times deixam a definição da classificação para a rodada final. A Alemanha tem quatro pontos e lidera. Gana, derrotada na estreia pelos EUA, tem um ponto e precisa vencer Portugal e torcer por revés dos americanos ante os portugueses, neste domingo (22), em Manaus.

Com o empate alemão, só duas campeãs mundiais estão 100% na Copa-2014: Argentina e França.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página