Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Opinião elemento surpresa

Como fazer duas Copas do Mundo em uma

Seria diversão para mais gente e por mais tempo; atualmente, 75% dos times caem logo após a metade da disputa

VINICIUS TORRES FREIRE COLUNISTA DA FOLHA

A Copa seria mais divertida e esportiva caso mais times permanecessem por mais tempo na competição. Para tanto, bastaria adiar os mata-matas até as semifinais.

Em vez de jogos eliminatórios logo depois da primeira fase, as 16 seleções classificadas seriam divididas em quatro grupos. O líder de cada chave iria à semifinal ou os dois melhores iriam às quartas de final. Haveria "outra Copa", de 16 times, como era o torneio até 1978.

Pelo regra atual, 75% dos times caem logo depois da metade da disputa. Com a novidade, haveria mais diversão para mais gente e por mais tempo, além de se reduzir o número de mata-matas, que deixam os resultados mais sujeitos aos azares da vida.

Haveria menos decisões por pênaltis. Acertar pênaltis é uma habilidade do futebol. Mas ganhar de vários adversários é um modo mais justo de aferir qual o melhor time. De resto, haveria menos prorrogações, um teste excessivo, desumano, de resistência física e psicológica.

Haveria, enfim, incentivo para os times serem líderes e fazerem mais gols na primeira fase, pois os campeões de grupo jogariam com equipes de desempenho pior.

Se o critério valesse para esta Copa, o Brasil cairia no grupo de Colômbia, Suíça e Nigéria ou de Argentina, Chile e EUA (teria de haver sorteio para decidir o grupo, por causa de empates em pontos e gols).

Na Copa de 1978, os oito melhores da primeira fase foram divididos em dois grupos. A Copa é de triste memória por causa da suspeita de que o Peru, desclassificado, facilitou o jogo para Argentina, o que eliminou o Brasil. Ou seja, no caso de só o líder do grupo se classificar para a semifinal, há mais oportunidade de arranjo. No caso de dois classificados, a chance de mutreta diminui muito. Nesse caso, times finalistas jogariam nove vezes. No caso de classificação apenas do líder, finalistas jogariam oito vezes (hoje, são sete).

Enfim é um jeito de #termaiscopa.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página