Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Alvo

Tiro deve ser primeiro esporte a ter representante nos Jogos do Rio

PAULO ROBERTO CONDE DE SÃO PAULO

Por ser a anfitriã, a delegação brasileira já possui mais de 300 vagas garantidas em esportes que farão parte dos Jogos Olímpicos do Rio-2016. Mas se ressente de um nome.

O primeiro atleta classificado pelo país ainda não saiu, mas será desvendado nos próximos dois meses.

O esporte que desponta como maior candidato a inscrever o primeiro representante é o tiro esportivo --o Brasil tem direito a nove vagas, ainda não preenchidas.

Justamente o esporte responsável pelas primeiras três medalhas olímpicas nacionais --obtidas nos Jogos da Antuérpia, em 1920.

Haverá dois eventos classificatórios consecutivos que valem vaga no megaevento: de 6 a 20 de setembro ocorre o Mundial de Granada, na Espanha; e em outubro, o Campeonato das Américas, em Guadalajara, no México.

O Brasil pode ter até dois representantes em cada modalidade.

O paranaense Cassio Rippel, 36, vai disputar ambos e tem um leve "favoritismo" para cravar seu nome em 2016.

Especialista na prova de carabina deitado, nesta semana ele saltou para a oitava posição no ranking mundial --melhor posição de um brasileiro em toda a história.

Rippel obteve dois quintos lugares em etapas da Copa do Mundo em 2013, e já ficou duas vezes entre os dez melhores em provas neste ano.

"Já estou há 15 meses no top 20 do ranking, então é uma tendência que eu consiga a vaga. Existe a expectativa para que ela venha", disse Rippel, que treina em Campinas, a 93 km de São Paulo.

"No ano passado, eu fui a quatro finais da Copa do Mundo, o que mostra uma consistência. Acho possível até uma medalha em 2016."

Além de Rippel, Emerson Duarte (pistola tiro rápido), Felipe Wu (pistola de ar), Bruno Heck (carabina 3 posições e carabina de ar), Julio Almeida (pistola de ar e pistola 50 m) e Leonardo Moreira (carabina deitado) também vão ao Mundial de Granada e podem conquistar vaga olímpica.

OUTRAS CHANCES

Golfe e ginástica também começam a definir seus classificados ainda neste ano.

No golfe, a definição se dá pelo ranking mundial. O período que contará pontos para a classificação olímpica começou no mês passado e vai até julho de 2016, um mês antes do início dos Jogos do Rio.

Na ginástica, o Mundial deste ano, em Nanquim, na China, dá vaga por equipes para o Pré-Olímpico de 2014, que, por sua vez, é qualificatório para a Rio-2016.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página