Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Dunga chama zagueiro da seleção olímpica

MARCEL RIZZO DO ENVIADO AO RIO

A prioridade da CBF é a classificação para a Copa de 2018, na Rússia, e não o ouro inédito nos Jogos Olímpicos de 2016, que acontecerão no Rio.

O técnico Dunga e o coordenador de seleções, Gilmar Rinaldi, usaram as mesmas palavras --"a prioridade é a seleção principal"-- ao explicarem o "roubo" de Marquinhos, zagueiro do PSG que estava convocado para amistosos da seleção olímpica no Qatar, em setembro. Em vez disso, o jogador de 20 anos estará junto com o time principal nos EUA.

"A Copa começa contra a Colômbia [amistoso do dia 5 de setembro]. O Gallo [técnico do time olímpico] precisava fazer a lista antes de anunciarmos a da principal e chamou o Marquinhos, até porque não podíamos adiantar nomes do que pretendíamos aqui", disse Dunga.

Quatro dias após a Copa terminar, em 17 de julho, quando Gilmar foi apresentado, a CBF apresentou um projeto que previa uma cota na seleção principal de seis a oito atletas com idade entre 20 e 21 anos.

O objetivo era dar mais experiência aos jogadores com idade olímpica --sub-23, com apenas três convocados com idade superior aos 23 anos.

Quando Dunga foi contratado, o projeto mudou.

A Folha apurou que o técnico considerou inviável a cota, que poderia atrapalhar o trabalho no time principal. Ele queria liberdade para convocar quem quisesse, principalmente atletas mais experientes, como fez nessa primeira lista.

Gallo, então, alterou o projeto. Apresentou proposta de convocar o time olímpico em datas Fifa, paralelamente ao principal. Dunga e Gilmar aprovaram a ideia.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página