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Del Nero leva patrocínio para Estaduais
CBF
Empresa que apoiará ao menos 19 dos 27 torneios do país foi indicada pelo vice-presidente da confederação
Dezenove dos 27 Campeonatos Estaduais do Brasil terão o mesmo patrocinador nos próximos dois anos. Há a possibilidade de este número aumentar hoje para 20, com a inclusão de Tocantins.
O inédito aporte financeiro de uma mesma empresa - no caso, a montadora automobilística Chevrolet- à maioria dos torneios regionais teve a participação direta de Marco Polo Del Nero, presidente da federação mais rica do país, a paulista, e um dos vice-presidentes da CBF.
Del Nero é cotado para concorrer à presidência da entidade em abril de 2014.
As 27 federações filiadas à CBF são a maioria do eleitorado que define o presidente. Os 20 clubes da Série A no ano da escolha também participam da votação.
"Não tem nada a ver [eleição com a ajuda às federações]. O assunto eleição vai ser tratado posteriormente, pelo presidente [José Maria Marin]. É antiético falar disso agora", afirmou Del Nero.
A Chevrolet dará seu nome aos 19 campeonatos com os quais fechou contrato, o chamado "naming rights". Foi criada uma mesma logo para todos os torneios, mudando apenas a cor, que faz alusão às bandeiras dos Estados.
Dos campeonatos mais importantes do país, só o do Rio de Janeiro, sem acerto financeiro, e o de Pernambuco, que já tem outro patrocinador, não fecharam o acordo.
Ficaram de fora também Amapá, Roraima, Distrito Federal, Pará, Espírito Santo e Tocantins. Este último ainda negocia e pode acertar hoje.
"Nós demos a ideia ao Marco Polo de estender o patrocínio a outros campeonatos. Trabalhamos em conjunto, ele intermediou com as federações, e eu fui fechando os acordos", disse Sérgio Gomes, representante da Chevrolet para o futebol.
Gomes conheceu o presidente da federação paulista em 2011, quando levou a ele a proposta de dar o nome da Chevrolet ao Paulista. Em 2012, a empresa patrocinou, além do Estadual de São Paulo, os Campeonatos Goiano, Mineiro e Paranaense.
Em junho passado, Del Nero assumiu como vice-presidente da CBF para a região Sudeste, após José Maria Marin ascender para a presidência da entidade com a renúncia de Ricardo Teixeira.
"É lógico que facilitou os contatos o fato de o Marco Polo estar na CBF, mas a ideia de ajudar as federações já estava definida antes mesmo de ele ter esse cargo na confederação", disse Gomes.
A empresa não divulga valores dos contratos, mas a Folha apurou que, para campeonatos de menor porte de Norte, Centro-Oeste e parte do Nordeste, o montante pago será de R$ 150 mil aR$ 300 mil por temporada.
Pode parecer pouco, comparado aos milhões que paulistas, mineiros e gaúchos recebem, mas não é. A federação do Piauí, por exemplo, teve como receita bruta em 2011, ano do último balanço divulgado, R$ 272,4 mil.
"É bom para as pequenas [federações], mas para as grandes também. Todo mundo precisa de patrocínio. Muitos vêm aqui, clubes e federações, pedem ajuda para ter um patrocínio. É nossa obrigação ajudar", disse o vice-presidente da CBF.