Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Atletas de Londres-2012 invadem ambiente do UFC

MMA
José Aldo, que defende título, e Minotouro treinam com olímpicos

EDUARDO OHATA DE SÃO PAULO

O brasileiro José Aldo, que na próxima madrugada defende o título dos penas (até 66 quilos) do UFC, fez sparring -treino com luvas- com Yamaguchi Falcão, bronze na Olimpíada de Londres-2012.

Rogério "Minotouro" Nogueira, meio-pesado (até 93 quilos) que também luta no UFC 156, em Las Vegas, afinou sua habilidade em luta-livre com Khetag Pliev, russo naturalizado canadense que ficou em décimo lugar nos Jogos londrinos. A Globo transmite, com delay, a programação a partir das 3h.

"Fiz sparring com o Yamaguchi. O treino foi técnico, não teve grosseria. Até porque o estilo dele é o [boxe] amador, o que importa são os toques, e não a força", contou à Folha Aldo, que põe o título em jogo nesta madrugada contra Frankie Edgar.

"Havia um tempo que eu queria treinar com ele [Yamaguchi]. Procurei assimilar sua movimentação de pernas."

O interesse dos irmãos Falcão -Esquiva, o outro, foi prata em Londres- por incursões no MMA surgiu de novo.

"Durante sua visita à academia, ele [Yamaguchi] comentou que no futuro gostaria de lutar MMA [artes marciais mistas]", afirma André Pederneiras, técnico de Aldo.

Durante a Olimpíada, o pai de Yamaguchi e Esquiva, o ex-lutador de vale-tudo (precursor do MMA) Touro Moreno, dissera que gostaria que os filhos seguissem seus passos.

A adesão de Pliev ao estafe de Minotouro foi providencial, já que seu rival de hoje, o ex-campeão meio-pesado Rashad Evans, é considerado excelente atleta de luta-livre.

"Aproveitei muito o fato de ele [Pliev] ser um excelente lutador de greco-romana. Treinei muita defesa de queda com ele [para o duelo não ir para o chão]", explica Minotouro. "Ele [Pliev] ainda vai ficar treinando no Brasil."

Outro atleta que em Londres disse que gostaria de competir em uma arena de MMA foi Travis Stevens, judoca que eliminou o brasileiro Leandro Guilheiro, então o líder do ranking olímpico na categoria até 81 quilos.

As arenas e ringues de MMA, entre eles UFC, Pride e Strikeforce, receberam até agora, no mínimo, 30 atletas com participação em Olimpíadas. As origens vão da luta greco-romana ao boxe.

Uma delas é a mulher mais badalada no MMA, a norte-americana Ronda Rousey, bronze no judô em Pequim-08 que protagonizará a primeira luta feminina do UFC.

O caso mais exótico é o do americano Herschel Walker, que competiu nos Jogos de Inverno-92 no bobsled-uma espécie de trenó sobre o gelo. Posteriormente, ele competiu no Strikeforce.

Veja lista de 30 olímpicos que migraram para o MMA

folha.com/no1224608


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página