Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Ídolo africano é acusado de matar namorada

VIOLÊNCIA Oscar Pistorius fez quatro disparos contra a modelo Reeva Steenkamp; velocista depõe hoje

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Oscar Pistorius, 26, o sul-africano que entrou para a história do esporte ao se tornar o primeiro biamputado a disputar uma prova de atletismo em Olimpíada, foi preso ontem sob acusação de ter matado a tiros sua namorada, a modelo e apresentadora de TV Reeva Steenkamp, 29.

O para-atleta, apelidado de "Blade Runner" devido às próteses que usa para correr, está internado sob custódia no hospital de Mamelodi, em Pretória (cidade a cerca de 50 km de Johannesburgo) e deve depor hoje à Justiça.

A polícia recebeu uma denúncia às 3h locais informando que uma mulher fora atingida por quatro disparos (dois na cabeça e dois no braço) na casa do para-atleta, em um condomínio de luxo.

Uma pistola 9 milímetros foi encontrada no local.

O caso chocou o país, onde o velocista ganhou status de ídolo nacional devido à sua história de superação.

Ontem pela manhã, programas noticiosos divulgaram a versão de que o para- atleta havia confundido a namorada com um assaltante.

A polícia, porém, desmentiu a versão e acrescentou que foram registrados casos envolvendo violência doméstica na casa do sul-africano.

A África do Sul tem um dos mais altos índices de violência. Em número de homicídios, perde apenas para a Colômbia, segundo números divulgados pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Estatísticas mostram cerca de 50 homicídios por dia em uma nação com população de 50 milhões de pessoas.

O pai do velocista, Henke Pistorius, afirmou que está chocado com a acusação.

"Neste momento ainda não temos muita informação.

Não o vi. Ele está com a polícia, e o caso está nas mãos das autoridades. Evidentemente, estamos chocados", declarou Henke.

"A única pessoa que pode contar o que aconteceu é o próprio Oscar", completou Anteontem, Reeva, que estaria com Pistorius já há alguns meses, usou o Twitter para falar sobre o Dia dos Namorados, que, fora do Brasil, é comemorado no dia 14 de fevereiro: "O que você tem na manga para o seu amor amanhã [ontem]?", publicou a modelo em seu microblog.

Há diversos relatos de que Pistorius praticava tiro. Não apenas isso, demonstrava orgulho por sua habilidade.

Um repórter contou que, a convite do para-atleta, praticou tiro em sua casa e foi incentivado por ele: "Você pode se tornar [um atirador] mortal".

Pistorius postara nas mídias sociais fotos suas no estande de tiro, mostrando-se orgulhoso pela precisão dos disparos que efetuara.

IMAGEM

Ao deixar a delegacia, Pistorius, tinha o rosto coberto por um capuz. Cercado por uma multidão de fotógrafos, ele caminhava cabisbaixo.

O seu telefone celular foi colocado no modo "caixa postal". Pouco a pouco, ações de mídia às quais emprestava sua imagem sumiram.

As peças publicitárias protagonizadas pelo "Blade Runner", que vinham sendo veiculadas no canal local a cabo M-Net, foram tiradas do ar.

Um comercial da Nike que aparecia na internet sob o slogan "Sou a bala na agulha", estrelado por ele, saiu do ar.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página