Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Pistorius planejou crime, acusa promotoria do caso

VIOLÊNCIA
Ídolo africano corre risco de prisão perpétua se for culpado

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O para-atleta sul-africano Oscar Pistorius, 26, foi acusado pela promotoria de premeditar o assassinato a tiros de sua namorada, a apresentadora de TV e modelo Reeva Steenkamp, 29.

A polícia local recebeu anteontem uma denúncia, às 3h locais, informando que uma mulher fora atingida por quatro tiros na casa do velocista, em Pretória (cidade a cerca de 50 km de Johannesburgo). Uma pistola de 9 milímetros foi encontrada no local.

Um público de aproximadamente cem pessoas -foi proibida a presença de fotógrafos ou cinegrafistas- acompanhou ontem o depoimento de Pistorius em uma corte de Justiça em Pretória.

O promotor do caso, Gerrie Nel, informou que tentará provar que o para-atleta premeditou o crime, o que pode levá-lo à prisão perpétua. As informações da autópsia de Reeva não serão divulgadas.

Vestido com um terno, e inicialmente resignado, Pistorius começou a soluçar e a tremer descontroladamente, forçando o juiz Desmond Nasir a pedir que se acalmasse.

O pai e o irmão de Pistorius, em momentos diversos, se aproximaram dele para oferecer-lhe conforto.

O advogado de defesa, William Booth, argumentou ser muito difícil algo ser provado em uma situação na qual não havia testemunha.

A família de Pistorius divulgou uma nota oficial na qual questiona a acusação.

"O citado assassinato é questionado nos mais fortes termos", informou o texto, sem dar mais detalhes. "Pistorius gostaria de enviar suas mais profundas condolências à família de Reeva".

Foi negada a fiança a Pistorius. A polícia afirmou que, se fosse solto, prejudicaria a investigação. Ele ficará confinado em uma cela em uma delegacia. Um criminoso comum iria para a prisão.

Na terça-feira Pistorius poderá pedir de novo a fiança.

Apesar do status de herói nacional, Pistorius não foi poupado pela mídia local, que o compara a OJ Simpson (ex-astro do futebol americano que foi absolvido da acusação de ter matado a ex-mulher e um amigo).

Até mesmo a mãe de uma de suas ex-namoradas deu graças por a sua filha "ter escapado das suas garras".

Patrocinadores e parceiros, como a Nike, a British Telecom, que o contratou para sua campanha na Paraolimpíada de Londres no ano passado, e o grupo Össur, fabricante de suas próteses, adotaram o silêncio.

O reality show "Tropika sland of Treasure" (algo como "Ilha do Tesouro Tropical"), filmado na Jamaica, e do qual Reeva participou, vai ao ar hoje na TV sul-americana.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página