Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

'Star Trek' sugere possibilidades de novo 'Star Wars'

DO ENVIADO À CIDADE DO MÉXICO

Um dos maiores desafios de J. J. Abrams em "Star Wars" será manter uma mitologia conhecida por qualquer pessoa com um mínimo interesse por cultura pop e criar atrativos que não envergonhem, como o "cômico" Jar Jar Binks, de "A Ameaça Fantasma".

O novo "Além da Escuridão "" Star Trek", sequência do filme de 2009 que relançou a série de Gene Roddenberry, dá pistas do que Abrams pode fazer ao assumir a saga de George Lucas.

Já na saída, o cineasta respeita o passado, mas não a ponto de transformar "Star Trek" num tributo enfadonho. Usa os elementos que funcionam para um público moderno de forma esperta, algo que Lucas não soube fazer ao lançar uma nova trilogia sobre Anakin Skywalker, em 1999.

Temos a ótima química do impulsivo capitão Kirk (Chris Pine) com o calculista Spock (Zachary Quinto) em busca de um terrorista (Benedict Cumberbatch) que esconde mais do que suas motivações sugerem.

A preocupação em provocar o espectador (por vezes, o filme beira a tragédia) é um traço que Abrams deve inserir no roteiro escrito por Michael Arndt.

Mas nada dá mais prova do carinho do diretor por "Star Wars" que a cena em que três naves klingons --a raça inimiga da Federação dos Planetas Unidos-- perseguem um bólido lançado pela Enterprise com Kirk, Spock e Uhura (Zoe Saldana) a bordo. A sequência remete ao final de "Star Wars "" Uma Nova Esperança".

Já o visual da nave dos heróis tem clara inspiração na Millennium Falcon, pilotada por Han Solo (Harrison Ford) na trilogia Jedi. "É realmente similar. A homenagem é clara. Queria que aquela nave fizesse uma cena rápida e energética de corrida como não vemos em Star Trek'."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página