Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Grupo brasileiro moderniza obra na Alemanha

DE SÃO PAULO

Em comemoração aos 200 anos de Büchner, a cidade de Giessen (Alemanha), onde o autor passou parte de sua juventude, abrigará este ano um festival dedicado a seus textos.

O evento receberá montagens de Büchner de cinco países europeus, dois da Ásia e um da África.

A convite do Goethe-Institut, a companhia [pH2] representará o Brasil com uma livre adaptação de "Woyzeck". Sob o título "Stereo Franz", o espetáculo fará sua estreia na cidade alemã, com sessões nos dias 27 e 28. A temporada em São Paulo começa no segundo semestre.

Na versão do grupo, a história original é totalmente reescrita e adaptada para os tempos modernos, tendo como ponto de partida uma concepção espacial da encenação.

O [pH2] procurou um teatro onde, de dentro da sala, fosse possível ter vista para uma área externa. Uma porta próxima ao palco faz a ligação entre o interior do teatro e um descampado. A encenação transita pelas duas partes.

"No espetáculo, a relação entre o espaço aberto e o fechado torna-se fundamental", diz a diretora Paola Lopes, referindo-se também às rubricas do texto original. "O autor dispõe suas personagens ora em um descampado com citações da cidade ao fundo, ora em uma taberna", diz.

Os dois espaços, afere a diretora, "evidenciam a fricção" entre dois contextos: o público --sob o olhar de outros moradores da cidade-- e o privado, com espaço para devaneios.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página