Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Escândalo de espionagem faz venda de "1984" disparar

DE SÃO PAULO

As vendas de "1984", de George Orwell, aumentaram quase 7.000% em apenas um dia na Amazon. A alta se segue à revelação do enorme esquema de monitoramento de dados de telefone e internet feito pela NSA, a Agência Nacional de Segurança dos EUA.

O livro aparece em quarto lugar na lista dos que tiveram o maior aumento de vendas no site, com 6.888%. A obra,que completou 64 anos de lançamento no último dia 8, saltou da 12.859ª posição para a 184ª entre as mais vendidas da Amazon em 24 horas.

Uma edição de 2003 que reúne as duas obras mais famosas de Orwell ("1984" e "A Revolução dos Bichos") também entrou para o ranking, com alta de 290% nas vendas.

Em "1984", Orwell (1903-1950) cria um futuro distópico em que a sociedade é permanentemente vigiada pela figura do Grande Irmão.

No real e atual esquema para vigiar a vida alheia, o serviço de inteligência do governo americano tem acesso aos servidores das grandes empresas de tecnologia, como Google e Facebook.

O esquema foi revelado no último dia 6 pelos jornais "Guardian" e "Washington Post". Barack Obama admitiu e defendeu o monitoramento contra o terrorismo.

PIADA

O escândalo de vigilância também virou piada na rede. Usuários do Twitter fizeram paródias de livros infantis famosos: "Onde Está Wally?", por exemplo, virou "Lá Está Wally (e os nomes e identidades de todas as pessoas que aparecem nesta página)".

A brincadeira inclui títulos de Maurice Sendak, Shel Silverstein e E.B. White sob a hashtag #NSAkidsbooks.

Numa das montagens, o elefantinho da capa de um livro de Dr. Seuss ganha cabelo e óculos do diretor da NSA, o general Keith Alexander.

Em "A Princesa e a Ervilha", de Andersen, uma jovem se revela uma verdadeira princesa após ter seu sonho atrapalhado por uma ervilha, mesmo embaixo de vários colchões. Na nova versão, a ervilha dá lugar a um microfone escondido.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página