Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

+ Estreias

PRA LÁ DO MUNDO

Se o sonho hippie morreu, seus ideais de retorno à natureza, de modos de vida comunitários e economia sustentável se adaptaram às transformações de velhas e novas juventudes. O documentário "Pra Lá do Mundo" parte em busca dos moradores do Capão, uma vila bem num vale da Chapada Diamantina, na Bahia, para retratar o material de que são feitos os sonhos e de como enfrentam a realidade.

O diretor Roberto Studart tenta capturar a "magia", conceito poético que adota como fio para elucidar a busca de seus personagens e por que foram parar naquele lugar.

O retorno à origem via busca da pureza esbarra em outra força, mais forte e incontrolável: o progresso. Em vez de se entregar ao prazer da ingenuidade, o filme avança até colocar seu objeto e personagens frente ao que desafia ou mesmo aniquila aquela utopia. O tema é nobre, e o tratamento, justo.

O recurso de fascinar os olhos com belas imagens se sobrepõe, porém, às boas intenções. Até as queimadas que destroem a natureza têm de parecer estetizadas. Ora, isso pouco difere do que basta apertar uma tecla para ver o dia inteiro em canais de TV. A única vantagem, e olhe lá, de ir ao cinema é poder ver numa tela pouco maior.

(CÁSSIO STARLING CARLOS)

DIREÇÃO Roberto Studart
PRODUÇÃO Brasil, 2012
ONDE Espaço Itaú - Frei Caneca
CLASSIFICAÇÃO 12 anos
AVALIAÇÃO regular


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página