Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Salão premia design feito 'para todos' e ataca cópias

Abridor de latas simples e barato para destros e canhotos é destaque

Evento usa ideia dos protestos de junho no Brasil para aderir ao movimento internacional No Copy!

MARA GAMA COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Um abridor de latas simples é destaque da 17ª edição do Salão Design de Bento Gonçalves (RS), que acontece de 13 a 16 de agosto na maior feira internacional do setor na América Latina.

O Ambus --para destros e canhotos-- foi premiado como um manifesto de apoio ao design inclusivo ou "for all". O design para todos propõe que projetos de ambientes, produtos e serviços sejam acessíveis, usáveis e inteligíveis por qualquer pessoa, independentemente da idade, sexo, capacidades ou referências culturais.

O Salão também aderiu, na edição 2013, ao movimento No Copy!, iniciativa contra a cópia, apoiada por feiras no mundo todo que não permitem a participação de empresas copiadoras.

Com a mensagem "Não é pelos 20 centavos", alusão às manifestações de junho, que se espalharam pelo país a partir do Movimento Passe Livre, cartazetes do movimento No Copy! apóiam "a criação de um design brasileiro, inovador e lucrativo, pronto para ser exportado".

Para divulgar diferentes abordagens de inovação, a curadora do evento, a jornalista Maria Helena Estrada, convidou os designers Zanini de Zanine, Paolo Ulian e Bertjan Pot e o arquiteto Marcelo Ferraz para seminários sobre design contemporâneo.

Zanini de Zanine é um dos nomes em evidência no cenário brasileiro com projeção internacional. O holandês Bertjan Pot faz trabalhos conceituais e experimentais, baseados na pesquisa de materiais.

O italiano Paulo Vilian tem projetos de baixa tecnologia. O arquiteto Marcelo Ferraz, um dos sócios do Brasil Arquitetura e da Marcenaria Baraúna, é autor, entre outros projetos de destaque, da Praça das Artes, em São Paulo.

O projeto Cantina Benta colocou em contato 30 artesãs com as arquitetas Tina e Lui e o designer Renato Imbroisi, para criar peças de mesa com bordados, crochês e cestaria, usando técnicas tradicionais italianas mantidas pelos imigrantes.

Outro projeto que mostrará sua cara no Casa Brasil é o Design na Pele, conduzido pela artista plástica Heloísa Crocco e o estilista Ronaldo Fraga, que realizaram oficinas em curtumes para a produção de novos tipos de couro especiais para decoração.

O Salão Design acontece junto com dois eventos da indústria moveleira: a Movelsul Brasil e a Casa Brasil. Na última edição, em 2011, teve mais de 20 mil visitantes e movimentou R$ 200 milhões. No total, serão expostos mais de 700 projetos de 15 países. Mais informações em *http://www.casabrasil.com.br/*


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página