Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Chico Bento é abduzido por alienígenas em novo livro

'Pavor Espaciar' coloca o personagem em aventura ambientada nos anos 1930

Com referências pop, Gustavo Duarte assina terceira obra da série que renova traços da Turma da Mônica

CESAR SOTO COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O universo interiorano criado por Mauricio de Souza há mais de 50 anos é o próximo a ganhar novos traços e uma história inédita na série "GraphicMSP".

Gustavo Duarte, 36, autor de "Monstros!"(Quadrinhos na Cia.), é o responsável pelo roteiro e desenho de "Chico Bento: Pavor Espaciar" (Panini), que tem lançamento amanhã, na Bienal do Livro Rio. No volume, o menino caipira, seu primo Zé Lelé, o porco Torresmo e a galinha Giselda são abduzidos por alienígenas.

Criado em Bauru, no interior de São Paulo, o quadrinista diz que cresceu lendo as histórias de Chico Bento, mas não se intimidou ao dar seu estilo ao menino da roça.

Para Duarte, o essencial era que, mesmo em traços diferentes, o leitor reconhecesse os personagens facilmente. Apesar da pressão de trabalhar com figuras tão conhecidas, para ele as vantagens se sobressaíram. "Você não precisa apresentá-los. Pode partir direto para a história", diz.

A ideia de uma aventura com alienígenas surgiu de sua paixão por seres de outros mundos. "Acredito piamente na existência de extraterrestres", conta. "Metade da história é perfeitamente plausível e a outra vai mais para o humor, baseada nos filmes de ficção científica dos anos 1930 a 1950."

Além dos alienígenas, o livro apresenta referências à cultura pop --de cantores a "Star Wars"--, mistérios históricos e outros personagens de Mauricio de Souza.

LOCAÇÃO

Duarte é o único autor convidado na série "GraphicMSP" --que conta também com "Astronauta: Magnetar", de Danilo Beyruth, e "Turma da Mônica: Laços", dos irmãos Victor e Lu Cafaggi-- a já ter trabalhado com o seu personagem.

Na coletânea "MSP 50" (Panini), de 2009, no entanto, o Chico Bento de Duarte tinha outra fisionomia e vestia uma camiseta do Noroeste, time de Bauru para o qual o quadrinista torce. As homenagens à cidade também rondam "Pavor Espaciar".

"O mundo do Mauricio é uma espécie de Springfield [cidade do desenho animado Os Simpsons'], a Vila Abobrinha", diz Duarte. "Nos desenhos, pode parecer a Vila Abobrinha, mas a locação das minhas histórias é mesmo Bauru", conta, com orgulho.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página