Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Produção narra a brutalidade da Inquisição na América Latina

Atração fala do Santo Ofício presente no México, Lima e Cartagena

DE SÃO PAULO

As torturas, perseguições e mortes promovidas pela Inquisição, da Igreja Católica, também se estenderam para a América Latina. É o que mostra o documentário "Inquisição", atração exibida hoje no History.

O programa toma como ponto de partida a Inquisição espanhola, em que os alvos eram os judeus e novos católicos, acusados de ainda praticar secretamente seus credos.

Segundo o documentário, era preciso unificar a Espanha e a única forma de criar essa unidade seria por meio de uma religião única.

As notícias de uma América próspera e selvagem fez com que se criassem tribunais do Santo Ofício no México, Lima e Cartagena, entre 1569 e 1571, apoiados pela coroa espanhola.

Se no México maias e astecas foram perseguidos por seus costumes, em Lima o alvo foram luteranos e protestantes. Em Cartagena, a ameaça era a cultura afro trazida pelos escravos. Na América, judeus eram visados por suas riquezas.

"Inquisição" recupera essa história com reconstituições dramáticas e entrevistas com historiadores, religiosos e especialistas.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página