Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria
Festival do Rio aposta em filmes premiados
'Nebraska', melhor ator para Bruce Dern em Cannes, e 'Sacro Gra', vencedor do Leão de Ouro, são os destaques
Evento, que será aberto amanhã, trará 380 filmes, inclusive o novo Woody Allen, 'Blue Jasmine', ainda inédito
Maior evento de cinema da América Latina, o Festival do Rio começa amanhã com uma seleção de 380 filmes que inclui algumas das principais apostas nacionais em 2013 e um punhado de obras inéditas de diretores como Woody Allen ("Blue Jasmine"), Ken Loach ("O Espírito de 45") e Terry Gilliam ("The Zero Theorem").
As diretoras do festival, Ilda Santiago e Walkíria Barbosa, ressaltam que se preocuparam em trazer filmes que acabaram de passar nos grandes festivais internacionais.
Entre eles estão o documentário "Sacro Gra", de Gianfranco Rosi, vencedor do Leão de Ouro, em Veneza, e a elogiada ficção científica "Gravidade", de Alfonso Cuarón.
O evento carioca mostrará ainda longas exibidos em Cannes, como "Nebraska", de Alexander Payne ("Sideways"), e "Only God Forgives", nova parceria do diretor Nicolas Winding Refn com o ator Ryan Gosling depois de "Drive".
O 15º Festival do Rio será aberto com a coprodução franco-brasileira "Amazônia", rodada em 3D ao custo de R$ 26 milhões. Outro blockbuster, a aventura "Serra Pelada", de Heitor Dhalia ("À Deriva"), que custou R$ 10 milhões, encerrará o festival no dia 9 de outubro.
DAKOTA
Cerca de 200 convidados estrangeiros virão para o festival e para seu encontro de negócios, o Rio Market.
Entre os nomes mais conhecidos estão a atriz americana Dakota Fanning, que vem promover "Night Moves", de Kelly Reichardt, a cineasta francesa Claire Denis ("Chocolate") --que apresentará seu novo "Bastardos"-- e o roteirista e diretor Paul Schrader ("Taxi Driver"), que mostrará "The Canyons" e será homenageado numa retrospectiva.
"Nós gostamos de convidados que tenham interesse em vir ao Brasil e até voltar para fazer projetos", disse Ilda. "Trazê-lo no momento em que ele está engajado com o filme é o que mais nos interessa, para que tenha contato com o público e não seja só uma foto na praia de Ipanema."