Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Tom Clancy morre aos 66 anos nos EUA

Autor de best-sellers como 'A Caçada ao Outubro Vermelho' estava internado em hospital em Baltimore, onde vivia

Causa da morte não foi revelada; americano, que também assinava games, tem romance previsto para dezembro

DE SÃO PAULO

O escritor norte-americano Tom Clancy, autor de "A Caçada ao Outubro Vermelho", morreu anteontem, aos 66 anos. Ele estava internado em um hospital em Baltimore, Maryland, onde morava. A causa da morte não foi divulgada.

Clancy ficou conhecido pelos best-sellers de espionagem centrados no período pós-Guerra Fria, vários dos quais foram adaptados ao cinema, e pelos games que levam seu nome, como "Tom Clancy's Splinter Cell". Também escreveu obras de não ficção sobre as Forças Armadas dos Estados Unidos.

O autor deixou um romance, "Command Authority", previsto para 3 de dezembro nos países de língua inglesa. Ao longo da carreira, emplacou 17 livros no topo da lista de bestsellers do "New York Times", incluindo o recente "Threat Vector", de 2012.

Seus romances originaram filmes como "A Caçada ao Outubro Vermelho" (1990), "Jogos Patrióticos" (1992) e "A Soma de Todos os Medos" (2002), estrelados, respectivamente, por Alec Baldwin, Harrison Ford e Ben Affleck, todos no papel de seu personagem mais famoso, o agente da CIA Jack Ryan.

Ainda neste ano estreia "Shadow One", com Chris Pine assumindo o posto.

O personagem também aparece em "Morto ou Vivo", romance de 2010 que a editora Record lança nos próximos dias. Desde 1986, a editora publicou outros 13 títulos do autor no Brasil.

Uma parceria com a empresa Ubisoft, fechada em 2008, levou ao lançamento de vários games com o nome do autor. Previsto para 2014, "Tom Clancy's The Division", se passa em um mundo pós apocalíptico três semanas após uma pandemia iniciada numa Black Friday (tradicional queima de estoque anual no comércio americano).

AGENTE DE SEGUROS

Nascido em 13 de abril de 1947, Clancy foi recusado nas Forças Armadas devido a problemas de vista e teve uma pequena agência de seguros antes de publicar o romance de espionagem "A Caçada ao Outubro Vermelho", que virou best-seller instantâneo em 1984. Foi casado duas vezes e não teve filhos.

Em entrevista de 2002, disse à revista "Time": "Não recomendo a ninguém escrever como forma de sustento. É um trabalho miserável, como cavar terra com uma pá. É assim que você reconhece um novato: se o autor acha que escrever é divertido".

Apoiador do Partido Republicano, Clancy teve obras dedicados a políticos conservadores como Ronald Reagan. Uma semana após os ataques de 2001, afirmou que a esquerda americana era em parte responsável pelo 11 de Setembro por ter promovido uma "aniquilação" da CIA.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página