Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Gosto pessoal do morador é contemplado em misturas

Estilo contemporâneo de decoração é o tema da Coleção Folha no dia 27

Os seis projetos do livro mostram exemplos de combinações que usam linguagens de épocas e lugares diferentes

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O que podem ter em comum um apartamento tríplex em São Petersburgo, um loft em Roma que conjuga habitação e estúdio de arquitetura, uma cobertura ajardinada e a mansão de uma colecionadora de arte em Milão?

Todos eles encampam o estilo contemporâneo de decoração, tema do terceiro volume da Coleção Folha Design de Interiores, que vai às bancas no domingo, dia 27.

Os seis projetos do livro documentam residências na Itália e na Rússia, mas bem poderiam servir de referência a ambientes brasileiros, tamanha é a liberdade permitida por esse estilo específico.

Isso porque o contemporâneo, menos que uma tendência definida e cheia de regras, exprime o gosto pessoal do morador e está aberto à mistura de linguagens de diferentes épocas e lugares.

Quando bem executado, o estilo pode alcançar a atemporalidade, graças ao uso de móveis de grandes designers do passado --como os modernos Saarinen e os da escola alemã Bauhaus, hoje escassos e disputados-- e de outros atuais que partem de referências antigas.

Um exemplo? A cadeira Luis Ghost, projetada por Philippe Starck em 2002, que esculpe em plástico uma versão do móvel de estilo Luís 15.

As 80 páginas do volume mostram como a decoração pode aliar em um mesmo projeto, sem chocar, elementos clássicos, ricos em detalhes, e minimalistas, limpos e neutros. Além disso, destacam as interações entre o design, a arte e a moda.

As moradias contemporâneas são marcadas pela exibição de coleções de artes, incluindo a antes produzida apenas nas ruas, como o grafite, e pelos tecidos luxuosos usados em revestimentos e paredes. Todo os elementos conversam entre si, sem comprometer o resultado.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página