Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Cultura popular inspira espetáculo de companhia russa

Ballet da Ópera de Perm inaugura a nova temporada de dança do Teatro Real de Madri

LUISA BELCHIOR COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM MADRI

A sensação algumas vezes é de que se trata de um roteiro de Almodóvar. Mas é um conto popular da Rússia musicado e coreografado por uma das principais companhias de dança do país.

O Ballet da Ópera de Perm apresenta em Madri a versão final de duas montagens sobre manifestações da cultura popular russa.

As peças "El Bufón" e "Les Noces", do início do século 20, foram levadas à Espanha, na semana passada, em versões contemporâneas, fruto da releitura dos coreógrafos Jirí Kylián e Alexey Miroshnichenko.

Compostas de movimentos mecânicos, giros bruscos e curvas fortes, as montagens inauguraram, na última quinta-feira, a nova temporada de dança do Teatro Real de Madri, que acaba de trocar de direção e vem abrindo espaço para espetáculos contemporâneos. No de quinta-feira, a orquestra do teatro acompanhou o grupo russo Music Aerterna, responsável pela trilha sonora.

O espetáculo recebeu algumas críticas da imprensa espanhola, que considerou "confusa" a montagem de "El Bufón". Nela, o atual diretor da Perm Alexey Miroshnichenko criou, com cenário e figurino de cores fortes e misturadas, uma coreografia sobre contos populares e tragicômicos de seu país.

A companhia Perm, fundada em 1926, é considerada uma das principais da Rússia. "Sei que o que trazemos à Europa é diferente, mas é de tanta qualidade e importância como o Lago dos Cisnes'", disse o diretor artístico da companhia, Teodor Currentzis, em apresentação para a imprensa em Madri, na semana passada.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página