Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Série conta história da animação com depoimentos e obras pioneiras

Produção discute obras nacionais feitas dos anos 1910 até hoje

DE SÃO PAULO

Narrar a história da animação no Brasil, desde as primeiras produções, nos anos 1910, até as mais recentes, como "Peixonauta" e "Uma História de Amor e Fúria", vencedora do Festival de Annecy, na França, é o objetivo de "Luz... Anima... Ação!", série em cinco episódios que estreia no domingo, no Canal Brasil.

Com direção de Eduardo Calvet e Felipe Haurelhuk, a atração traz trechos de animações e depoimentos de profissionais como Mauricio de Sousa, o cartunista Allan Sieber e o diretor do longa "Rio", Carlos Saldanha.

O primeiro episódio fala de pioneiros como Álvaro Marins --autor da primeira animação brasileira, "O Kaiser" (1917)-- e conta casos como o de Luiz Sá, que tentou, via governo Vargas, mostrar o seu "As Aventuras de Virgulino" a Walt Disney, que viria ao Brasil naquele ano de 1941. A animação foi barrada pelo DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda), por ter sido considerada muito primitiva.

Segundo Calvet, a ideia de fazer a série veio da falta de obras de referência sobre a história da animação no país. "Havia apenas um livro dos anos 1970 e alguns curtas."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página