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Versões de calouros ficam entre as mais vendidas pelo iTunes

GIULIANA DE TOLEDO DE SÃO PAULO

Quem não assiste a "The Voice Brasil" se espanta ao ver a lista das faixas mais vendidas na iTunes Store brasileira desde o início de outubro, quando a segunda edição do programa começou.

Ilustres desconhecidos como Sam Alves e Marcela Bueno por vezes até superam os Justin Biebers da vida.

"Temos uma média diária de três faixas no top 10", conta Danillo Ambrosano, diretor de novos negócios da Universal Music, gravadora que detém os direitos das versões.

Na última sexta à tarde, o iTunes mostrava que 6 das 10 mais compradas eram do programa, a maior proporção atingida. Entre as 20, eram 11.

Nem a gravadora nem a Apple revelam o volume total ou as cifras das vendas. O ranking semanal, porém, mostra que covers já chegaram a superar originais.

Entre 14 e 20 de outubro, por exemplo, a versão do cearense Sam Alves para "When I Was Your Man", de Bruno Mars, ficou em terceiro lugar, deixando o americano em quinto.

A venda dos covers --novidade no Brasil-- é feita a US$ 0,99 (R$ 2,28) cada um, contra os US$ 1,29 (R$ 2,95) cobrados por artistas consagrados. A prática já é comum em países como México e EUA, onde o número de downloads vira nota para os calouros.

O áudio é um registro da apresentação. Com isso, para competir contra versões piratas, a regra é começar a venda em até duas horas após o fim do programa, nas quintas à noite. Sexta-feira é o dia de maior procura.

"A estratégia é chegar antes nos serviços legais e com preço baixo", diz Ambrosano. O bom resultado fez com que a Universal lançasse um álbum com 20 músicas da atração na última semana.


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