Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Coleção Folha traz adaptação de clássico da literatura japonesa

Filme baseado na obra de vencedor do Nobel discute a família nipônica

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A velhice e a questão da mulher na sociedade japonesa nos anos seguintes ao fim da Segunda Guerra são os temas centrais de "O Som da Montanha", filme que a Coleção Folha leva às bancas no dia 12/1, domingo.

O longa do diretor Mikio Naruse (1905-1969), lançado em 1954, baseia-se no romance homônimo de Yasunari Kawabata (1899-1972), primeiro japonês a vencer o prêmio Nobel de Literatura, em 1968.

Na obra original, Kawabata registra o sentimento de mortalidade do indivíduo diante da percepção de que a natureza segue perfeita e alheia às dores humanas.

O foco recai sobre a família de Shingo Ogata. O patriarca sexagenário observa, impotente e melancólico, a decadência da sua casa.

De um lado, ele assiste ao modo desrespeitoso como seu filho trata a mulher.

O afeto paternal que o velho dispensa à nora, a jovem Kikuko, beira o desejo velado.

De outro, quando o casamento de sua filha chega ao fim, e ela retorna para a casa paterna, os conflitos domésticos acumulam-se.

A adaptação cinematográfica mantém a poesia com que o escritor captura a beleza e a tristeza dos desencontros, ainda que converta o relato em um retrato de mulheres conscientes da impossibilidade de serem felizes.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página