Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Análise

Surgimento do MP3 em 1995 enfraqueceu o conceito de disco

THALES DE MENEZES EDITOR-ASSISTENTE DA "ILUSTRADA"

O cenário do rock não tem mais temporadas tão marcantes quanto 1994 por uma questão mercadológica. Foi no ano seguinte que surgiu o MP3, o formato de arquivo digital que permitiu gravação e distribuição de músicas pela internet.

De lá para cá, a noção de que uma música isolada poderia ser distribuída facilmente e, um passo à frente, seria encontrada uma forma de cobrar por isso, orientou os passos da indústria fonográfica para a valorização do single.

Uma música só pode fazer verão, mas é um álbum completo que marca uma época roqueira. Nesses últimos 19 anos, não é fácil listar álbuns históricos. "OK Computer" (Radiohead), "Is This It" (Strokes), talvez o mais recente do Daft Punk... Mais algum?

Grupos como Coldplay e Vaccines têm energia para shows eletrizantes, mas lhes faltam aquele "baita disco". O Coldplay de Chris Martin só é lembrado por um punhado de hits soltos, como "Yellow" e "Clocks". Mas responder de bate-pronto qual é o melhor álbum da banda não é fácil.

Provavelmente a história em curso do rock será obrigada a rever os conceitos de antologia.

As listas de melhores álbuns do ano não apresentam mais significância. Ou alguém com rigor crítico admitirá que Japandroids ou Fun. produziram discos inteiros que mereceram suas recentes inclusões nessas retrospectivas anuais?

O rock não morreu, mas o álbum de rock já era.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página