Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Série 'Arquiteturas' detalha o centro cultural Pompidou

Produção traz depoimentos de Rogers e Piano, criadores do projeto

DE SÃO PAULO

"Refinaria de petróleo", "monstro esmagador" e "atentado ao bom gosto" foram alguns dos nomes que o Centro Georges Pompidou ganhou tão logo foi erguido, em 1977. Com sua estrutura metálica, canos coloridos e aparentes, e bem mais alto que os edifícios ao redor, o prédio destoa da paisagem da Paris de cores neutras.

É com um episódio sobre a construção deste edifício que tem início hoje a série "Arquiteturas", no Curta!. A atração, que irá ao ar toda terça-feira, às 23h30, terá 11 episódios.

A produção, dirigida por Richard Copans, conta como foi o concurso que elegeu o projeto --que teve o brasileiro Oscar Niemeyer no júri-- e expões as justificativas de cada detalhe criado. Por exemplo, os pavimentos não têm paredes internas para tornar flexível seu uso.

Os criadores do Pompidou --o inglês Richard Rogers e o italiano Renzo Piano-- então desconhecidos, achavam que não teriam chance de vencer a concorrência. Piano diz que o projeto "foi uma resposta de garoto, como um gesto de desprezo ao examinador".

O documentário se estende até 2000, quando seria feita nova reforma no espaço.

NA TV
Arquiteturas
Estreia da série documental
QUANDO hoje, às 23h30, no Curta!
CLASSIFICAÇÃO livre


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página